18.8 C
fpolis
sexta-feira, setembro 24, 2021
cinesytem

Livro sobre a relação entre Machado de Assis e o jornal será lançado nesta quinta-feira em Florianópolis

spot_img

Livro sobre a relação entre Machado de Assis e o jornal será lançado nesta quinta-feira em Florianópolis

spot_img

Será lançado nesta quinta-feira, 17, às 19h30, na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping, o livro O Colecionador de Histórias Miúdas: Machado de Assis e o jornal (Ed. Insular, 152 pág., R$ 30), de Jeana Laura da Cunha. A autora é pós-doutoranda do Programa de Pós-graduação em Jornalismo da UFSC, e estará autografando as obras no local. A entrada é gratuita.

O livro proporciona um encontro entre o jornalismo do passado e a complexidade contemporânea. Desvenda as sensações dos cronistas-flâneurs do final do século XIX, arautos do jornalista moderno, em sua busca pelas notícias nas ruas e becos cariocas onde elas aconteciam, espelhando-as com essa entrada do século XXI, quando as pessoas refugiam-se no interior de suas casas e recebem as informações pelas redes de comunicação eletrônicas sentadas em suas poltronas entre quatro paredes. O primeiro tempo é o da reinvenção da literatura, da crônica, da inauguração do jornal e do jornalista imerso na cidade, e o segundo, o da retirada para o abrigo, da informação no tempo real e do acúmulo de funções e de dispositivos, do profissional multimídia.

Num tempo em que muitos vêem no livro eletrônico um verdugo para o impresso, há também os que no passado viram no jornal o algoz deste mesmo livro. Como poderia um objeto de uso particular competir com o consumo coletivo do jornal? Uma transição vivenciada no final do século XIX e retratada por Machado de Assis e João do Rio em suas crônicas. Um momento em que o jornal, a fotografia e o cinema rompem com a leitura linear do texto (livro) e da imagem (pintura) e que nos permite comparar o cronista que flanava pelo Rio de Janeiro de então e o jornalista multimídia atual.

Sobre a autora

Jeana Laura da Cunha Santos é graduada em Jornalismo e mestre e doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Como jornalista, trabalhou no SBT Santa Catarina, RBS TV e TV Barriga Verde (atual Band Santa Catarina). Foi assessora de imprensa da Associação dos Professores da UFSC e da Secretaria da Educação do Estado de Santa Catarina.

Atuou como professora na Unisul, Estácio de Sá e UFSC. Pós-doutora em Antropologia pela UFSC, também desenvolve estudos de pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da mesma Universidade, onde foi a vencedora do concurso de crônicas Maura de Senna Pereira em 2013. Jeane também é autora do livro A Estética da Melancolia em Clarice Lispector (Edufsc).
 

spot_img
spot_img

Leia mais