21.3 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Livros do vestibular da UFSC em análise na Livrarias Catarinense

spot_img

Livros do vestibular da UFSC em análise na Livrarias Catarinense

spot_imgspot_img

Amrik, de Ana Miranda, e Inocência, de Visconde de Taunay, serão analisados em bate-papo com a professora Regina Brasil

A Livrarias Catarinense, em parceira com o Beiramar Shopping, realiza no próximo dia 16 de junho, às 19 horas, a análise literária dos livros Amrik, de Ana Miranda, e Inocência, de Visconde de Taunay. As obras, presentes na lista de leitura obrigatória do próximo vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, serão decodificadas pela professora e palestrante Regina Brasil, que também participará de um bate-papo com o público.

No romance Amrik, Ana Miranda conta a saga de uma família libanesa por meio do olhar da personagem Amina, tendo como cenário a cidade de São Paulo do final do século XIX. Obrigada pelo seu pai, Amina segue em fuga para Amrik – América em libanês – ao lado de seu tio, se dirigindo aos Estados Unidos e posteriormente ao Brasil, onde passa por dias difíceis. Usando o seu talento ímpar, Ana Miranda apresenta aos leitores os pensamentos de uma oriental que, aos poucos, tenta se adaptar a vida no ocidente.

Inocência, drama considerado um dos mais emocionantes livros da ficção romântica brasileira, narra a história da meiga Inocência, que conserva seu espírito sereno e obediente ao pai, com quem vive no serrado. A tranquilidade da família é abalada pelas visitas do cientista alemão Meyer e de Cirino, rapaz da cidade que cura Inocência de uma doença traiçoeira. A paixão proibida entre a mocinha e o doutor será um obstáculo para o valente Manecão, noivo escolhido pelo pai de Inocência. Visconde de Taunay desenvolve nessa obra regionalista o enredo de uma romance secreto com final trágico.

Sobre a palestrante

Regina Brasil é professora, graduada em Letras Italiano-Português pela UFSC. Apesar do vasto conhecimento em gramática da língua portuguesa e em idiomas como italiano e inglês, Regina se rendeu a sua paixão pela literatura a mais de 20 anos.

Atualmente é professora do Ensino Médio, atuando na preparação para o vestibular, lecionando também em cursos de Comunicação e Arte, onde busca trabalhar a literatura com seriedade, apresentando a seus alunos um mundo paralelo repleto de emoções e novas sensações existentes nas obras literárias.

Sobre o evento

A análise literária dos livros Amrik (Cia das Letras, 208 pág., R$ 26), de Ana Miranda, e Inocência (Ed. Ática, 205 pág., R$ 24,90), de Visconde de Taunay, será no próximo dia 16 de junho, quinta-feira, às 19 horas, na Sala de Eventos do Beiramar Shopping, Rua Bocaiúva, nº 2468, piso L1, em Florianópolis. O evento é gratuito. Mais informações pelo telefone (48) 3271.6030.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img