16.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Médica catarinense indica necessidade de cuidados redobrados com a pele em dias frios

spot_img

Médica catarinense indica necessidade de cuidados redobrados com a pele em dias frios

spot_imgspot_img

O maior órgão do corpo também precisa de atenção no inverno. Especialista aponta produtos necessários para rotina de skincare neste período

O inverno de 2022 tem mostrado a que veio. Cidades serranas em Santa Catarina têm marcado termômetros até 5ºC negativos. E os dias mais frios também têm afetado a população das regiões Sudeste e Centro-Oeste. Em São Paulo e Belo Horizonte, por exemplo, os termômetros chegaram a marcar temperaturas na casa dos 4ºC, o que não ocorria há mais de 40 anos. 

Nestas horas, todo cuidado com a saúde é pouco, sobretudo porque viemos de longos anos de pandemia. Entretanto, muita gente se esquece da precaução necessária com a pele, que é o maior órgão do corpo humano. De acordo com a médica Dra Carol Berger, ela também precisa de atenção redobrada. “No inverno, devido à queda nas temperaturas, nossa pele produz menos sebo e suor, ficando mais ressecada e sensível”, explica a especialista de Florianópolis.

Conforme a médica, cada tipo de pele precisa de cuidados especiais. “Pessoas de pele mista e oleosa, por exemplo, que fazem uso de rotina de skincare com produtos específicos para isso, podem sofrer ressecamento excessivo, pois as características da pele mudam. As esfoliações devem ser mais espaçadas e os produtos devem ser readequados para as características da pele nessa época do ano”, aponta, ao relembrar que sabonetes faciais com formulações para pele acneica e oleosa devem ser usados com ressalvas. 

Segunda ela, as pessoas que já têm pele seca e sensível, ou com dermatites e rosácea, devem, no entanto, redobrar os cuidados e usar cremes à base de substâncias emolientes e umectantes (hidratantes) de alta potência, além de oclusivos, que vão diminuir as perdas de água por meio da pele, mantendo o efeito hidratante contido nos cremes.

Cuidados com banhos quentes

Se na rua a temperatura cai, dentro de casa tudo que queremos é elevá-la, sobretudo na hora de um bom banho. No entanto, é preciso cuidado. Carol Berger conta que é preciso evitar banhos muito quentes. “A água quente retira parte da barreira protetora da pele e pode ressecá-la com o passar dos dias, ocasionando, inclusive, coceiras e manchas vermelhas. Não esqueça, também, de usar sabonetes com porcentagem hidratante e de toque suave”, sugere a médica.

Quatro produtos são essenciais para qualquer rotina de skincare

A especialista catarinense indica que o cuidado mínimo com o rosto e com a pele envolve quatro produtos fundamentais: sabonete facial adequado para seu tipo de pele e para a estação do ano, hidratação, vitamina C (clareador e antioxidante) e protetor solar. “É preciso que a gente lembre que o protetor solar se usa o ano todo, o dia todo, em todo lugar. Além de evitar os cânceres de pele, evita o fotoenvelhecimento provocado pela radiação solar e manchas, que podem ser causadas inclusive pelas luzes dos computadores, celulares e iluminação ambiente. A melhor rotina de cuidados com a pele sempre deve ser prescrita por um médico capacitado”, alerta.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img