16.9 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Micheline Barros lança livro sobre trajetória artística de Vera Sabino

spot_img

Micheline Barros lança livro sobre trajetória artística de Vera Sabino

spot_imgspot_img

As personagens da obra de Vera Sabino são similares. Especialmente as mulheres, encarnadas em bruxas, santas, sereias, rendeiras, possuem feições análogas. São heterônimos, que apesar da semelhança, constituem personalidades próprias. A reflexão é de Micheline Barros no livro Vera Sabino – Intuição e Arte, que será lançado na sexta-feira, dia 1º julho, na Helena Fretta – Galeria de Arte.

A publicação foi produzida a partir da dissertação defendida por Micheline no mestrado em Educação e Cultura na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Mesmo com uma carreira consolidada em 40 anos de trabalho, a artista não possuía ainda um estudo de fôlego sobre sua vida e obra à altura de sua composição estética.

Micheline faz uma incursão sobre aspectos autobiográficos, como é o caso da mitológica da sereia. “Associei arbitrariamente a figura da artista à figura da sereia, até porque [Vera] passou parte da infância na praia, no convívio com pescadores e comunidade tradicional da Ilha – a Armação de Pântano do Sul”, avalia a autora.

O escritor e crítico Péricles Prade, que escreve um dos textos de apresentação do livro, aponta algumas questões, considerando o trabalho de Micheline uma tese bem pensada e explorada, em que a intuição na pintura de Vera tem um caráter primordial. E a intuição para a própria artista plástica, é obra da liberdade de viajar em uma superfície branca, só movida pelo fluído prazer de preencher todo o espaço disponível. “A intuição na vida e na arte conduz à inquietude da expectativa e à surpresa no próximo traço”, reflete Vera.

O livro é dividido em quatro capítulos: “Retratando Vera”, com dados e percursos biográficos, “Os Lugares de Vera”, narrando o ambiente açoriano em que a pintora foi criada aos contextos catarinense e internacional do sistema de artes, “Os Olhares de Vera”, onde são abordadas cartografias do retrato, simbologias do sagrado e do profano, a questão do retrato e da natureza-morta e o repertório feminino, e “Uma Vera a mil Veras”, com as múltiplas faces da artista.

Micheline Raquel de Barros nasceu em Florianópolis. É arte-educadora. Trabalhou como docente no Ensino Superior da Udesc no Centro de Artes e no Centro de Educação a Distância onde escreveu o caderno pedagógico “Arte e Desenvolvimento Infantil”, em parceria com Mônica Marçal. Graduou-se em Educação Artística – Habilitação Artes Plásticas e é especialista em Linguagem Plástica Contemporânea.


O quê: Lançamento de Vera Sabino – Intuição e Arte, de Micheline Barros.

Quando: Dia 1º de julho, às 19h.

Onde: Helena Fretta – Galeria de Arte. Rua Presidente Coutinho, 516, Centro, Florianópolis.

Quanto: gratuito.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img