23.3 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Mostra de Cinema Infantil começa nesta sexta-feira em Florianópolis

spot_img

Mostra de Cinema Infantil começa nesta sexta-feira em Florianópolis

spot_imgspot_img

A 15ª edição da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis abre na sexta-feira, dia 1º de julho, no Cinema do CIC com o Fórum Cinema e Educação e segue no sábado e domingo, dias 2 e 3, com lançamento de curtas e longas no Teatro Pedro Ivo. A programação, gratuita, vai até o dia 10 e pode ser conferida no site www.mostradecinemainfantil.com.br. A Mostra chega à 15ª edição celebrando seu papel fundamental no desenvolvimento do cinema produzido para a infância no Brasil.

 Na edição deste ano serão exibidos mais de 60 curtas-metragens de todo o Brasil, finalizados em 2015 e 2016 e incluindo o lançamento de filmes catarinenses dedicados às crianças. A partir de 2016, a Mostra inaugurou também a categoria competitiva internacional. Os filmes estrangeiros terão dublagem ao vivo durante o festival.

Somente no sábado de abertura, no Teatro Pedro Ivo, ocorre a pré-estreia de três longas-metragens nacionais com a presença dos realizadores para uma conversa com adultos e crianças. Em cartaz, As aventuras do Pequeno Colombo, de Rodrigo Gava; O que queremos para o mundo?, de Igor Amin; e A Família Dionti, de Alan Minas

SEXTA FEIRA, 1º de julho

Cinema do CIC

14h30

Fórum de Cinema e Educação

Sessão de Documentário Catarinense

Pré-abertura para professores. Serão exibidos os documentários Entre gerações, de Chico Faganello, e A saudade que terei, de Kátia Klock. Após a sessão haverá distribuição de DVDs para educadores. A ação ajuda os professores a cumprirem a lei federal 13006, que obriga a exibição de filmes nas escolas.

SÁBADO | 2 de julho

Teatro Pedro Ivo Campos

14h

Abertura da Mostra

Sessão Longa-metragem nacional

As aventuras do Pequeno Colombo (+4 anos)

De Rodrigo Gava, animação, Brasil, 2015, 88 min

Após a sessão, bate-papo com o diretor e produtor do filme

16h30

Sessão Longa-metragem nacional (+8 anos)

O que queremos para o mundo?

De Igor Amin, ficção, Brasil, 2016, 70 min

Após a sessão, bate-papo com o diretor e com Olívia Blanc, atriz do filme

17h45

Palquinho da Mostra

Grupo Pá de Cá, Pá de Lá – MPB

18h30

Sessão Longa-metragem nacional  (+ 10 anos)

A Família Dionti

De Alan Minas, ficção, Brasil, 2015, 97 min

Após a sessão, bate-papo com o diretor e produtora do filme

DOMINGO | 3 de julho

10h

Sessão Longa-metragem internacional (+ 6 anos)

O Pequeno Príncipe

De Mark Osborne, animação, França, 2015, 107 min

14h

Sessão de Curtas Nacionais, 65min (+ 6 anos)


Após a sessão, bate-papo com diretores dos filmes

16h

Sessão Longa-metragem Internacional (+8 anos)

O Conto da Princesa Kaguya

De Isao Takahata, animação, Japão, 2015, 138 min.

17h30

Palquinho da Mostra

Banda de Pífanos da Armação

18h

Sessão Jovem, 60min (+12 anos)


 No hall do Centro Administrativo, onde está localizado o Teatro Pedro Ivo, tem café, sala de leitura da Biblioteca Barca dos Livros e Livraria. Nos finais de tarde tem Palquinho da Mostra. Além da programação no Pedro Ivo, são realizados cineclubes da Mostra nas escolas, Mostras Itinerantes e o Circuito Estadual de Cinema Infantil nos municípios catarinenses.

A programação de domingo, 3 de julho, abre com O Pequeno Príncipe, filme francês que marca a primeira adaptação animada da obra-prima de Antoine de Saint-Exupéry, e terá também sessão de curtas do longa japonês O Conto da Princesa Kaguya, de Isao Takahata, baseada num conto popular.

No outro fim de semana

As Sessões Escola ocorrem no Cinema do CIC, de segunda (4) e sexta (8). No final de semana 9 e 10 de julho tem mais programação no Teatro Pedro Ivo. No sábado, além das sessões de curtas, têm dois longas estrangeiros: Asterix e o domínio dos Deuses, de  Louis Clichy e Alexandre Astier, da França, e animação, A Canção do Oceano, de Tomm Moore, uma coprodução da Bélgica, Dinamarca, França, Irlanda, Luxemburgo.

 No final de tarde, no Palquinho, tem a convidada é a rapper MC Soffia. Com 12 anos de idade, ela é conhecida nacionalmente como estrela da internet e do cenário black music. A rapper se orgulha de ser negra, discute racismo e contesta paradigmas sociais para oferecer cultura e conscientização para as crianças.

No domingo, último dia da Mostra, tem sessão do documentário mexicano

Meu lugar, de Tonatiuh Martínez, Canal Once e Paquidermo Films, que retrata o país sob o ponto de vista das crianças. Haverá sessão de curtas estrangeiros com dublagem ao vivo, anúncio e exibição dos filmes vencedores do festival. Para encerrar, bailinho com o músico Dudu Filetti, em comemoração aos 15 anos da

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img