21.5 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Municipalização do TAC é tema de Audiência Pública na Câmara

spot_img

Municipalização do TAC é tema de Audiência Pública na Câmara

spot_imgspot_img

A Câmara Municipal de Florianópolis realizou nesta quarta-feira, 23, Audiência Pública para tratar sobre a municipalização do Teatro Álvaro de Carvalho, atendendo ao requerimento do vereador Afrânio Boppré (PSOL). As informações são da Assessoria de Comunicação da Câmara.

O TAC foi inaugurado em 1875 e um século depois, em 1988, foi tombado como Patrimônio Estadual e ao longo dos anos se consolidou como o espaço que mais valoriza a cultura e os artistas locais.

Atualmente o espaço está sobre a administração da Fundação Catarinense de Cultura. Mas, o governo do estado já deu sinais de que quer mudar a gestão do Teatro. Um dos destinos mais cotados para o TAC é ser assumido pelo SESC.
O vereador Celso Sandrini também se mostrou preocupado com a situação do TAC, mas demonstrou certo temor em municipalizar o espaço.

Depois do debate, os vereadores Afrânio Boppré (PSOL), Celso Sandrini (PMDB), Bispo Jerônimo Alves (PRB) e Tiago Silva (PDT) junto com os representantes da prefeitura, do governo estadual e de artistas que participaram do encontro fizeram três encaminhamentos principais:

– amparado em um parecer jurídico da própria Fundação Catarinense de Cultura vão pedir que o comando do TAC permaneça sobre responsabilidade do governo do estado. De acordo com o vereador Afrânio Boppré, o Estado já repassou a administração do local à Fundação e, por isso, não pode simplesmente transferi-la para outra instituição.

– os vereadores vão encaminhar ao governador Raimundo Colombo um apelo para a indicação urgente de um novo presidente para a Fundação Catarinense de Cultura, que está com o cargo em aberto desde julho quando o então presidente, Joceli de Souza, pediu exoneração.

– Vão conversar com os deputados estaduais para os envolver no debate, considerando que o TAC é estadual e, portanto, a discussão deve acontecer também na Assembleia Legislativa.
 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img