25 C
fpolis
terça-feira, março 19, 2024

Município debate pesquisa nacional de Educação Infantil

spot_img

Município debate pesquisa nacional de Educação Infantil

spot_imgspot_img

Florianópolis ficou acima da média nacional em levantamento encomendado pelo MEC e BID

A Secretaria Municipal de Educação realiza hoje um seminário para divulgar os resultados obtidos pela capital catarinense em pesquisa que avaliou a qualidade da educação infantil no país, além de discutir estratégias para melhorar ainda mais a qualidade do setor. O município apresentou índices acima da média nacional, ultrapassando Belém (PA), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ) e Teresina (PI), que foram outras ci ades envolvidas no estudo.

Encomendada pelo Ministério da Educação, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, a pesquisa foi realizada pela Fundação Carlos Chagas em 2009 e 2010 e avaliou em Florianópolis creches e pré-escolas, sendo 21 da Rede Municipal de Ensino e 9 conveniadas com a Prefeitura. Entre os aspectos analisados, os pesquisadores observaram desde o horário de chegada e saída das crianças, a formação dos professores, a relação instituição, família, a estruturação dos espaços e questões vinculadas à higiene. Cada unidade participante recebeu um relatório individual da pesquisa com os resultados observados.

O seminário, que terá como local o Auditório Antonieta de Barros, na Assembléia Legislativa de Santa Catarina, iniciará as atividades as 9h30 com a palestra “Educação Infantil em Florianópolis: avaliação qualitativa e quantitativa”, proferida por Eliana Bhering, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas.

No período da tarde, a partir das 13h30 , a Creche Hermenegilda Carolina Jacques e os núcleos de Educação Infantil Barreira do Janga e Maria Salomé dos Santos, irão apresentar o impacto dos resultados da pesquisa nas unidades da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.

Na segunda parte, serão discutidas as contribuições da pesquisa para com o trabalho das creches e NEI’S. Além de Eliana Bhering, quem estará á frente dessa atividade será Jodete Bayer Gomes Füllgraf, pesquisadora do Núcleo de Desenvolvimento Infantil da UFSC e coordenadora local do estudo.

Serviço:

O quê: Seminário de Educação Infantil
Quando: 27/08
Horário: 9h30-15h30
Local: Auditório Antonieta de Barros-Assembléia Legislativa de Santa
Catarina

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais