26.6 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

O acrílico conquista Florianópolis e Região

spot_img

O acrílico conquista Florianópolis e Região

spot_imgspot_img

Considerado um substituto perfeito para o vidro em muitas situações, omaterial ganha terreno por seu apelo estético, pela durabilidade e qualidade

Um dos principais destinos turísticos do país, Florianópolis tem investido, ano após ano, cada vez mais na estética e no apelo visual da cidade e de seus negócios. Junto com a Capital, as cidades próximas também embarcam na aplicação de recursos que estão tornando os comércios mais refinados. Uma das empresas que se destaca neste cenário de investimentos, tanto na venda de peças acrílicas como no trabalho desenvolvido com este material é a Artelaser, de São José, o maior centro de serviços de corte e gravação a laser do Sul do Brasil.

Considerado como um organic glass, o acrílico apresenta a mesma aplicabilidade do vidro, em muitas situações, mas se mostra muito mais versátil de ser trabalhado. Mais maleável, este material se destaca de outros por propiciar um melhor acabamento para as peças, assim como dobras de alta precisão e qualidade na colagem e no polimento. Estas características podem ser observadas em painéis, letreiros e outros produtos de identidade visual; objetos de decoração e utilitários; na estética cada vez mais clean e moderna adotada pelas agências bancárias e pelas lojas; entre outras aplicações.

A Região Metropolitana de Florianópolis, devido ao crescimento do turismo e a vinda de investidores de outras partes do país, têm apresentado um crescimento da demanda pelo acrílico. “Muitas pessoas migraram de São Paulo para cá, trazendo o mercado consigo. Assim, percebemos cada vez mais o investimento do comércio na estética, com a vinda de lojas de bom nível para a região. O capital externo, atraído pelas oportunidades que estão surgindo por aqui, acaba influenciando no trabalho de decoradores e arquitetos que sabem da potencialidade estética do organic glass (vidro orgânico)”, avalia o engenheiro de materiais e um dos sócios da Artelaser, Murilo Alexandre Fendrich.

A Artelaser de São José se destaca no mercado ao comercializar peças de acrílico brutas e também por oferecer o serviço de corte e gravação do material feito a laser. Outras empresas da região também trabalham com o acrílico, mas utilizando maquinário que permite um acabamento artesanal, sem a precisão da tecnologia do laser. Segundo Fendrich, o processo inovador do laser permite um acabamento único em cada peça de acrílico.

A venda de peças em acrílico pela Artelaser também garante um diferencial em relação a outras empresas, porque o cliente tem a garantia de um produto final com qualidade impecável. “Como todos os tipos de material, o acrílico também apresenta uma grande variedade de níveis de qualidade. Por uma questão técnica, o acrílico que será trabalhado com o laser tem que ser de primeira linha, não pode ser feito de material reciclado, por exemplo”, esclarece Fendrich.

O acrílico trabalhado com o laser não é apenas cortado e gravado com esta tecnologia, mas também exige qualidade no acabamento – que prevê o polimento e a dobra do material. As peças de acrílico são divididas, basicamente, entre as de primeira linha, compostas pelo acrílico cast virgem; e as que são produzidas com base em materiais reciclados. Este segundo tipo apresenta uma qualidade menor e um preço mais baixo, mas não pode ser utilizado para todas as situações. Quando cortado a laser, por exemplo, ele apresenta um visual fosco, não sendo recomendado para vitrines.

As peças acrílicas de primeira linha, por sua vez, apresentam um volume homogêneo e, assim, permitem um corte e um acabamento perfeitos. Utilizando um gasto de energia muito menor para a fabricação que o vidro, por exemplo, o acrílico se tornou um produto sob medida para ser usado massivamente pelo mercado.

“Além disso, ele é compatível ambientalmente com o vidro, porque apresenta, por um custo mais baixo, uma durabilidade de pelo menos 20 anos”, comenta Fendrich. Podendo ser reutilizado e reciclado, o material se apresenta como uma ótima alternativa, em especial, para projetos de comunicação e identidade visual. “O comércio dificilmente fica com o mesmo visual por muito tempo, e a vantagem das peças acrílicas é que elas podem ser cortadas em outros formatos e até transformadas em produtos diferentes”, pondera o engenheiro.

Atualmente a empresa Artelaser, de São José, está investindo na pesquisa de acabamentos diferenciados e ainda mais precisos para as peças de acrílico. Isso inclui polimento e dobra do material.

Qualidades do acrílico:

– entre os aspectos físicos, se diferencia de outros materiais pela transparência, permitindo um efeito clean;

– se destaca ainda pela alta resistência, podendo ser exposto ao tempo e também resistindo a pressões mecânicas (permite, por exemplo, sustentar diferentes pesos e materiais);

– tem um custo de fabricação que o torna um material bastante acessível;

– pode ser reciclado e reutilizado.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img