21.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

O samba foi homenageado no plenário da Câmara de Florianópolis

spot_img

O samba foi homenageado no plenário da Câmara de Florianópolis

spot_imgspot_img

A sessão solene de entrega do Troféu Dona Gininha aos vencedores do Carnaval de Florianópolis colocou o samba dentro plenário da Câmara Municipal. Criado através de um projeto de resolução do vereador Marcos Aurélio Espíndola, o Badeko (PPS), em 2009, o troféu homenageia a carnavalesca Gesuína Adelaide dos Santos, fundadora da Sociedade Cultural e Recreativa Império do Samba e presidente, durante mais de 20 anos, da Escola de Samba Filhos do Continente, que faleceu em 2005 aos 85 anos de idade.

Badeko afirmou que a homenagem serve para abrir a casa legislativa de Florianópolis às entidades carnavalescas que, com muita dificuldade, colocam a sua paixão pelo samba e pelo Carnaval em forma de espetáculo na avenida. “E o Carnaval de Florianópolis está ficando cada vez melhor, uma prova disso é o fato da caçula entre as escolas ter vencido este ano”, disse Badeko, referindo-se à União da Ilha da Magia, escola da Lagoa da Conceição fundada há seis anos que ficou com o título de 2011 na Passarela Nego Quirido.

Badeko convidou o vereador Renato Geske (PR), representante da Lagoa no legislativo municipal, para fazer junto co ele a entrega do troféu Dona Gininha ao presidente da escola campeã, Valmir Braz de Souza. Enaltecendo o trabalho da Liga das Escolas de Samba, Valmir agradeceu o troféu dizendo que o título da União da Ilha da Magia é de todas as escolas de Florianópolis, e que esta primeira vitória da agremiação dá uma dimensão de quanto o Carnaval da Capital evoluiu nos últimos anos.

O vereador César Faria (DEM) entregou o troféu Dona Gininha a Dejair Veloso, o Jaíco, presidente da Copa Lord, escola vice-campeã e que, nos últimos 15 anos, conquistou nove títulos na Nego Quirido. “Para nós é uma honra recebermos esse troféu que lembra Dona Gininha. Recordo de um ano que a Copa Lord não desfilou, e toda a escola acabou saindo na Império, que inclusive foi campeã na ocasião”, disse.

O vereador Aurélio Valente (PP) entregou o troféu Dona Gininha para o bloco carnavalesco campeão, o Bloco Das Cuia, ao seu presidente, Maurício dos Anjos. O troféu para o bloco vice-campeão, A Nossa Turma, recebido pelo presidente Jorge Luiz Rodolfo, o Polegar, foi entregue pelo vereador Lino Peres (PT).

Ao final da sessão solene, o presidente da Câmara Municipal, vereador Jaime Tonello (DEM), agradeceu a todos os que trabalharam pelo engrandecimento do Carnaval de Florianópolis e disse ter certeza de que, num futuro próximo, mais escolas deverão estar disputando o título na Passarela Nego Quirido.

“Peço que as nossas autoridades tenham um pouco mais de atenção para com os blocos e as escolas. A nossa Secretaria de Turismo está desestruturada, mas o secretário Márcio de Souza, nosso colega aqui da Câmara, está trabalhando para sanar essas dificuldades”, afirmou Tonello, que sugeriu a criação de um fundo municipal destinado ao Carnaval, para o qual os setores de hotelaria e gastronomia poderiam contribuir, já que seriam também beneficiados com a maior quantidade de turistas que viriam prestigiar o Carnaval da Ilha. Tonello disse que a homenagem da Câmara aos carnavalescos era simples, mas que pretendia servir de estímulo aos que se dedicam para que o Carnaval de Florianópolis melhore a cada ano.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img