19 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Oftalmologista do HU-UFSC alerta para prevenção de doenças associadas à cegueira

spot_img

Oftalmologista do HU-UFSC alerta para prevenção de doenças associadas à cegueira

spot_imgspot_img

O dia 13 de dezembro é oficialmente o Dia Nacional do Cego ou Dia Nacional do Deficiente Visual, data criada por decreto em 1961 com o objetivo de conscientizar a população contra o preconceito e discriminação e para alertar sobre as causas e possíveis tratamentos precoces, quando for reversível.

De acordo com o oftalmologista do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh), Felipe Pigozzi Cabral, as principais causas da cegueira são doenças como glaucoma (que provoca cegueira irreversível), catarata (neste caso, reversível), diabetes (que provoca a retinopatia diabética) e a degeneração macular decorrente da idade. “Há outras causas, como infecções e traumas, mas estas são as principais doenças associadas à cegueira”, disse.

Felipe Cabral explicou que hábitos como o uso exagerado de computadores e celulares podem prejudicar a acuidade visual e causam problemas como cansaço, dor de cabeça, olho seco e indução de miopia (principalmente em jovens), mas não há consenso sobre a associação direta destes hábitos com a perda total da capacidade visual.

De acordo com o médico, para considerar uma pessoa cega são levados em consideração fatores como a capacidade visual e a amplitude da área alcançada pela visão. “Existem parâmetros técnicos, mas podemos resumir, para um leigo, que a cegueira seria a perda de pelo menos 80% da visão”, resumiu o especialista.

Segundo ele, é importante estar atento à prevenção das doenças associadas à cegueira e consultar o oftalmologista regularmente. O HU atende pacientes que são encaminhados pelo Sistema de Regulação (Sisreg) em várias especialidades, por isso é preciso buscar atendimento incialmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). No hospital, são oferecidos serviços especializados na área de oftalmologia, como tratamento de glaucoma, retina, plástica ocular, oftalmologia geral e transplante de córnea.

Legenda foto: Felipe Pigozzi Cabral, oftalmologista do HU-UFSC/Ebserh. Foto: Sinval Soares Paulino.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img