21.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Orquestra Filarmonia recebe hoje o pianista Paulo Álvares no TAC

spot_img

Orquestra Filarmonia recebe hoje o pianista Paulo Álvares no TAC

spot_imgspot_img

Com uma proposta vanguardista de aproximar e desmitificar a música contemporânea, a orquestra Filarmonia Santa Catarina trás a Florianópolis o pianista Paulo Álvares, professor de piano de um dos mais importantes conservatórios de música do mundo, a Escola Superior de Música de Colônia (Alemanha). O evento será na noite desta quarta-feira, 5 de setembro, no TAC – Teatro Álvares de Carvalho, às 21h. O ingresso será vendido no valor de R$20 inteira e R$10 a meia-entrada.

Este concerto, intitulado “Compositores em Diálogo”, faz parte das comemorações de aniversário do TAC, que há quase um século e meio é referência no meio cultural em Santa Catarina. No primeiro momento, será promovidouma conversa em tom informal entre o compositor e solista Paulo Álvares, o maestro Gustavo Fontes e, claro, a plateia. Depois serão executadas obras de Alfred Schnittke e a primeira audição da obra Ekstase Composta pelo próprio Paulo Álvares.

Sobre o Pianista e Compositor Paulo Álvares:

Professor de piano, música de câmara contemporânea e improvisação experimental na Escola Superior de Música de Colônia, coordena o Ensemble für Aleatorische Musik. Também é professor na Escola de Artes Aplicadas do IPCB de Castelo Branco, Portugal. Formado pela USP, estudou com Caio Pagano e Steven de Groote, recebendo o mestrado pela Texas Christian University. Frequentou, com bolsa do Daad (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico), a Escola Superior de Música de Colônia, onde estudou com Aloys Kontarsky e Hans Ulrich Humpert. Recebeu o XXXIII Prêmio Kranichstein de Música, Darmstadt New Music Courses e o 1º prêmio no concurso Musikkreativ em Saarbrücken.

Apresentou-se com a WDR Sinfonieorchester, a Gürzenich Sinfonieorchester, Bochumer Synfoniker, Saarbrücken Radiosinfonieorchester e colabora com diversos conjuntos de música nova. Em 2003 gravou a obra completa para piano de Mauricio Kagel.

Sobre a Orquestra Filarmonia:

A Filarmonia se diferencia por ser uma orquestra formada somente por músicos com formação acadêmica em seus instrumentos, totalmente dedicados a atividade musical. A orquestra estreou no dia 26 de agosto de 2009, já realizou mais de 100 obras diferentes a maior parte delas inéditas em Santa Catarina, e desde então vem se destacando no cenário da música erudita, trazendo solistas do mais alto nível do Brasil e exterior, sempre primando pela qualidade da música.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img