18.6 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Palco Iguatemi traz Jair Oliveira para Florianópolis

spot_img

Palco Iguatemi traz Jair Oliveira para Florianópolis

spot_imgspot_img

Músico participa de bate-papo com pocket show e autografa “Sambazz”, que revela os bastidores do processo criativo do álbum com o mesmo nome, no dia 24 de agosto, às 19 horas

O cantor, compositor e arranjador Jair Oliveira participa de um bate papo, seguido de pocket show, na próxima edição do Palco Iguatemi, dia 24 de agosto, às 19h, no Shopping Iguatemi Florianópolis. Ele apresenta seu último trabalho “Sambazz”, uma obra que traz, além do álbum, fotos, partituras e todo o registro do processo de produção do trabalho, da composição à mixagem. “Sambazz” é o nono álbum do músico e sai pela sua gravadora, a ‘S de Samba’. O disco reúne 17 canções que mesclam diferentes vertentes do samba ao jazz e suas variáveis, com pitadas de soul e funk setentista.

Jair Oliveira, músico, arranjador, intérprete, produtor musical, entre outras funções artísticas ligadas à música, aceitou acumular uma nova função, escrevendo esse diário de gravação. Para isso, utiliza as etapas do dia como metáfora condutora da narrativa. Tudo começa na madrugada, quando em geral acontece a composição das músicas, facilitada pelo silêncio e a solidão. O multifacetado Jair ocupa diferentes papéis ao longo do processo e descreve cada um deles, trazendo o leitor para a o cotidiano do estúdio de gravação. Passa pela manhã, tarde e noite do álbum – esta, por exemplo, é a fase da mixagem, masterização, material gráfico (capa), fabricação e distribuição.

Em tempos de interatividade e novas tecnologias que diminuem a distância entre o artista e seu público, ‘Sambazz’ oferece ao leitor/ouvinte a oportunidade única de acompanhar a produção do cd que está ouvindo. As informações são tanto técnicas – como a diferença entre mixagem e masterização, o que se faz na pré-produção – quanto de ordem criativa – o porquê da escolha de determinada canção, ou qual foi a sua inspiração. Para Jair Oliveira o livro interessa a todos que gostam de música e que interessam em saber “como acontece o processo de criação, formatação e produção de um disco independente e autoral nos dias de hoje.”

Por que um cd tem, em média, 14 faixas? Como são nivelados os diferentes volumes, graves e agudos das músicas de um disco? Essas e outras questões são respondidas pelo autor/ produtor musical que já trabalhou com nomes talentosos e de diferentes vertentes musicais como Tom Zé, Wilson Simoninha, Zélia Duncan, Paula Lima, Chico Buarque, Ed Motta. O autor reconhece que, em função da distribuição digital, o próprio conceito de álbum está sendo questionado. Isso aumenta o valor de “Sambazz”, um livro que registra um tipo de produção que, juntamente com a própria indústria fonográfica, está sendo posta em xeque.

“Escrever sobre meu processo e sobre minhas idéias musicais foi extremamente divertido e esclarecedor para mim mesmo. (…) a “bolacha musical” acompanha o livro para que os leitores possam também analisar o resultado do processo descrito aqui. Espero que todos consigam aproveitar com a mesma alegria e satisfação.”

Ficha Técnica:

Título: Sambazz

Autor: Jair Oliveira

Formato: 21 cm x 14 cm

Capa dura e miolo colorido

ISBN 978-85-62936-28-9

Nº de páginas: 128

Preço: R$ 49,90

O artista

Jair Oliveira é cantor, compositor, arranjador e produtor musical. Empresário, comanda a gravadora ‘S de Samba’; como ator participou de dois longas-metragens. O multi-instrumentista é formado em Produção Musical e “Music Business” pelo Berklee College of Music. Lançou nove discos e produziu inúmeros artistas, entre eles Luciana Mello, Jair Rodrigues, Wilson Simoninha, MPB-4, Tom Zé entre outros. Como compositor, Jair tem suas canções gravadas por nomes como Pedro Mariano, Luciana Mello, Jair Rodrigues, Ed Motta, Ney Matogrosso, Wilson Simoninha, Patrícia Coelho e Vanessa Jackson.

Sobre o Palco Iguatemi

O projeto Palco Iguatemi começou em 2008 e atualmente é um dos mais bem sucedidos projetos culturais da capital. O Palco é uma parceria entre o shopping e a Saraiva Megastore e já trouxe a Florianópolis alguns dos maiores lançamentos literários e musicais do País. Pelo Palco Iguatemi já passaram nomes como Paula Lima, Nei Lisboa, a banda Dazaranha, o navegador Vilfredo Schürmann, os jornalistas Zeca Camargo, Fernando Morais e Moacir Pereira, o cartunista Ziraldo, Humberto Gessinger, Cid Moreira, Mário Prata e Lya Luft.


Serviço

Palco Iguatemi com Jair Oliveira

24 de agosto de 2010 – 19h

Shopping Iguatemi Florianópolis

Gratuito

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img