23.5 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Prefeitura de Florianópollis inicia matrículas pela internet

spot_img

Prefeitura de Florianópollis inicia matrículas pela internet

spot_imgspot_img


Assessoria de Imprensa

A partir de hoje, os pais com filhos nas escolas públicas municipais podem fazer a rematrícula dos alunos para 2010. A novidade é que o processo poderá ser feito pela internet. Mediante o preenchimento de um formulário, os responsáveis pelos estudantes farão a operação acessando o portal da prefeitura: www.pmf.sc.gov.br. Até dezembro, a sala informatizada de cada escola ficará disponível para as famílias que não tenham acesso à web. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3251-6127.

As rematrículas serão feitas até 30 de novembro nas 36 escolas básicas e desdobradas e cada unidade educativa irá disponibilizar o número de matrícula dos estudantes. Dentro do sistema on line, o aluno será matriculado automaticamente para o ano ou série posterior, devendo os responsáveis atualizar os dados na nova ficha cadastral. O turno em que a criança ou adolescente irá freqüentar no ano de 2010 será definido pela escola, de acordo com as questões pedagógicas e conforme a demanda das vagas.

Na Escola Desdobrada José Jacinto Cardoso, localizada na Serrinha, 132 crianças estão aptas para a rematrícula. A dona de casa Andrea Oliveira Cipriano garantiu vagas para o ano que vem dos filhos Leonardo, 10 anos, e Alex, 9 anos, ambos que vão cursar o terceiro ano do ensino fundamental. “Eu não tenho computador em casa. Por isso vim até a escola que me ajudou a fazer a matrícula dos meus filhos. Foi rápido e fácil. A tecnologia faz bastante coisa legal”, complementa satisfeita. A autônoma Mariana Inácia de Freitas pegou algumas dicas com Zilda Espíndola, funcionária da escola, e depois fez sozinha a rematrícula da Marcelle, 9 anos, que passou para o quarto ano. “Eu tenho uma boa noção de computador. Acreditei em mim e preenchi todos os dados corretamente”, observa Maria Inácia. Quem também compareceu à sala de informática da José Jacinto Cardoso foi a cabeleireira Ana Maria de Lima. Acompanhada da pequena Naiá, 3 anos, foi fazer a rematrícula de Renan, 9 anos, outro que vai para o quarto ano. “A tecnologia está para ajudar a todos. Gostei muito da idéia da Secretaria Municipal de Educação de fazer tudo pela internet”, disparou.

Novas matrículas

As novas inscrições vão ocorrer de 1º a 14 de dezembro e quem fizer matrícula poderá optar apenas por um estabelecimento de ensino. Após a efetivação da matrícula on line, os pais deverão apresentar na unidade educativa até o dia 18 dezembro, ou a partir de 8 de fevereiro, o original e fotocópia da certidão de nascimento da criança ou adolescente e o atestado de freqüência ou de aprovação.

O sistema ficará aberto também de 18 de dezembro a 31 de janeiro, porém, neste caso a validação da matrícula acontecerá a partir do dia 08 de fevereiro, uma vez que em janeiro as escolas estarão fechadas para férias coletivas. Portanto, esta operação poderá ser feita somente de casa ou do trabalho dos responsáveis pelas crianças ou adolescentes.

Como critério de novas inscrições, o pai, mãe ou responsável devem residir no município de Florianópolis, e matricular o aluno, prioritariamente, o mais próximo de sua residência. Caso haja vaga, existe a possibilidade da efetivação de matrícula em uma escola na região próxima do trabalho dos pais ou responsáveis.

Transporte

Os alunos que têm direito ao benefício do transporte escolar gratuito deverão obrigatoriamente fazer seu recadastramento dentro do sistema on line, e posteriormente entregar a documentação comprobatória à unidade educativa. Se esse recadastramento não for feito, quem já recebe o benefício em 2009, terá o vale transporte bloqueado automaticamente em 2010, até que a situação seja regularizada.

A rede

Atualmente a rede municipal de ensino possui 15 mil 530 alunos no ensino fundamental. A maioria deles está vinculada às 26 escolas básicas, que congregam 14 mil 615 estudantes do primeiro ano á oitava série. Os demais, 915 alunos, pertencem às escolas desdobradas, responsáveis por crianças do primeiro ano à quarta série.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img