19.8 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Prefeitura promoverá ‘mamaço’ sábado no Parque de Coqueiros

spot_img

Prefeitura promoverá ‘mamaço’ sábado no Parque de Coqueiros

spot_imgspot_img

Uma reunião de mães amamentando seus bebês ao ar livre para reforçar a importância do aleitamento materno é a proposta do “mamaço” que será realizado sábado, 1º de agosto, às 14h, no Parque de Coqueiros, região continental de Florianópolis.

O encontro é parte da programação da Semana de Aleitamento Materno, de 1º a 7 de agosto, que terá como tema “Locais de Trabalho Amigos da Amamentação”.

Em Florianópolis, o mês inteiro é chamado de Agosto Dourado, que tem como símbolo um laço da mesma cor. A programação já está sendo desenvolvida pela equipe do Capital Criança, da Secretaria de Saúde.

No Brasil, a Pesquisa Nacional de Prevalência em Aleitamento Materno apontou uma prevalência de 41% de crianças menores de 6 meses amamentadas exclusivamente com leite materno.

Em Florianópolis, dados desta mesma pesquisa indicam índices de 63,8% em menores de 4 meses e de 52,4% em menores de 6 meses, sendo considerada a segunda capital com a melhor prevalência de aleitamento materno exclusivo.

A Secretaria de Saúde de Florianópolis conta, atualmente, com 35 tutores da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil pelo Ministério da Saúde, que propõe a construção de atividades voltadas à amamentação e alimentação saudável adequadas à realidade de cada local, com a corresponsabilidade de todos para a construção de um fluxo de acolhimento ao usuário e a concretização das metas pactuadas.

As oficinas da estratégia são realizadas nos centros de saúde, que também oferecem Cantinhos da Amamentação – espaços destinados à promoção do aleitamento materno. Além disso, o projeto Creche Amiga da Amamentação foi implantado em 32 unidades de Educação Infantil da Secretaria de Educação de Florianópolis, em parceria com o Capital Criança, através do Programa Saúde na Escola.

Programação

Sábado – 1º de agosto

14h – Hora do Mamaço – Parque de Coqueiros
– Oficina de Cuidados com a Saúde Bucal do Bebê
– Roda de conversa com o Grupo Gestar para gestantes e puérperas
– Oficina de Atividade Física e Dinâmica Postural para gestantes e puérperas
– Oficina de sling e shantala

Quarta-feira – 5 de agosto

1º seminário Regional de Aleitamento Materno/ 4º Seminário do Comitê de Aleitamento Materno e Alimentação Saudável de Florianópolis/Conamas – para profissionais de saúde

Sexta-feira – 7 de agosto

Participação da Secretaria de Saúde em ato público da 2ª etapa da campanha Justiça pela Paz em Casa, no Largo da Catedral, promovido pelo Ministério Público

Terça-feira – 25 de agosto

1º Congresso Catarinense de Aleitamento Materno – voltado a profissionais de saúde, na Alesc (programação em anexo)

* Centros de saúde do município participam da campanha Agosto Dourado com decoração especial dos ambientes e ações de conscientização.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img