20.4 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Prefeitura retoma a campanha ‘Pipa sem cerol é legal’ na rede municipal de ensino

spot_img

Prefeitura retoma a campanha ‘Pipa sem cerol é legal’ na rede municipal de ensino

spot_imgspot_img

A Secretaria de Educação de Florianópolis retomou nesta segunda-feira, 29, a campanha "Pipa sem Cerol é Legal". O objetivo é conscientizar jovens e crianças de que o cerol – mistura de cola com vidro moído na qual é embebida a linha da pandorga, visando cortar a linha de outra pipa – pode causar graves acidentes e problemas na rede elétrica.

Uma lei estadual proíbe a utilização de pipas equipadas com instrumentos cortantes e com linhas preparadas à base de produtos cortantes. Para os infratores, está previsto multa. Se o infrator for menor de idade, o responsável pela criança ou jovem responderá pelo caso.

O prefeito Cesar Souza Junior sancionou a Lei 9.635, de 15 de setembro de 2014, que proíbe no município de Florianópolis a produção, comercialização, transporte, uso ou guarda de linha produzida com compostos de quartzo moído, óxido de alumínio e cola de madeira. É a chamada linha chilena, material cortante industrializado.

Pela lei, o produto, “quando estiver em posse de usuário, ambulante ou comerciante será apreendido e destruído pelos órgãos competentes de fiscalização, não cabendo aos infratores qualquer indenização”.

A campanha

Para marcar a reativação da campanha, a professora e doutora em Literatura Rosetenair Feijó visitará unidades municipais de educação infantil, sempre a partir das 9h, para sessões de contação de histórias e produção de pintura em tela.

As primeiras unidades visitadas foram o NEI Costeira e o Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Crianças e Adolescentes (CCFV), entidade conveniada à Prefeitura, que também funciona na Costeira.

Cronograma da semana

Nesta terça-feira,  a professora irá à Creche Cristo Redentor, localizada na Rua Laura Caminha Meira, 276, Morro da Mariquinha. Na quarta-feira, 1º de julho, a contação ocorrerá no Núcleo de Educação Infantil Barreira do Janga. Lá estarão também crianças das creches Vila Cachoeira e Orlandina Cordeiro. Na quinta-feira, 2, a diversão toma conta da Creche Jardim Atlântico.

Palestras e revoada de pipas

De 6 a 10 de julho, ocorrerá uma série de palestras em escolas. No dia 11, sábado pela manhã, haverá uma revoada de pipas no Parque de Coqueiros. Serão realizadas atividades culturais e de orientação sobre a forma saudável de brincar sem correr riscos.

SERVIÇO

Para retirar restos de pipas dos fios
Celesc- 0800 48 0120

Para denunciar situações de risco
Polícia Militar – 190

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img