21.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Principais Cemitérios de Florianópolis preparados para o feriado de Finados

spot_img

Principais Cemitérios de Florianópolis preparados para o feriado de Finados

spot_imgspot_img

Os dois principais cemitérios municipais – São Cristovão, de Capoeiras, e o São Francisco de Assis, do Itacorubi, que, juntos, possuem 38.450 sepulturas e 1.205 gavetas – assim como os cemitérios menores, estão preparados para receber a grande visitação do Dia de Finados, no próximo sábado, 2. As Secretarias do Continente e Obras e a Secretaria Executiva de Serviços Públicos (SESP) realizaram um amplo trabalho de manutenção dos cemitérios. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Florianópolis.

Somente nos dois maiores cemitérios municipais encontram-se 92.812 mortos.

Ainda em junho, o Secretário do Continente, João Batista Nunes, vistoriou pela primeira vez o cemitério São Cristovão, que tem 4.203 sepulturas e 452 gavetas, nos quais estão 27.812 mortos, com vistas a identificar o que precisava ser feito para deixá-lo em ordem. Depois disso, determinou que fossem realizadas limpezas e podas da vegetação em volta dos túmulos, bem como pinturas e consertos das calçadas. Ao todo, quase 10 toneladas de lixo foram recolhidas do local.

A Secretaria do Continente calcula que 16 mil pessoas visitarão o cemitério São Cristovão, que tem 21 mil metros quadrados de área, somente no Dia de Finados. O trânsito sofrerá alteração no sábado: a rua São Cristóvão terá mão única, da avenida Ivo Silveira em direção à Via Expressa. No sentido contrário, a opção é a rua Paula Ramos.

Maior cemitério municipal

O cemitério São Francisco de Assis, administrado pela SESP, tem 34.247 sepulturas e 753 gavetas, nos quais se encontram 65 mil mortos. De acordo com o Secretário Acácio Garibaldi S. Thiago Filho, mais de quatro mil pessoas já fizeram visitas desde a última segunda-feira (28) e estão sendo aguardadas mais cerca de 30 mil visitas somente no Dia de Finados.

No maior cemitério de Florianópolis, que ocupa uma área de 90 mil metros quadrados, a preparação para o maior dia de visitas do ano também vem acontecendo há algum tempo. Também segundo Acácio Garibaldi S. Thiago Filho, foram retiradas deste cemitério 130 mil toneladas de entulho e lixo.

E ainda, feitas podas de árvores, capina geral, restauração dos 230 túmulos que precisavam desde reparos leves até troca completa dos jogos de tampas das “carneiras” (nome dado ao revestimento interno das covas), substituição da caixa d’água (aumentando a capacidade de 2 mil para 5 mil litros), reformas nos banheiros, cozinha e recepção, pinturas dos muros e meios fios das calçadas, e recuperação das plantas das quadras que se encontravam deterioradas.

Especialmente para atender ao público deste cemitério no próximo sábado, foram alugados 30 banheiros químicos e dois caminhões-pipa para evitar falta de água.

Outros cemitérios municipais

Da mesma forma, os nove cemitérios municipais gerenciados por intendências vinculadas à Secretaria de Obras receberam melhorias. Eles estão localizados no Ribeirão da Ilha, Pântano do Sul, Campeche, Lagoa da Conceição, Rio Vermelho, Ingleses, Canasvieiras, Ratones e Santo Antônio de Lisboa.

Foram feitas limpezas gerais tanto dentro quanto nos arredores dos cemitérios (cujas ruas de acesso também receberam revestimento de brita), e, ainda, pinturas nos muros, meios-fios de calçadas e banheiros.

No cemitério do Rio Vermelho, especificamente, foi recuperada parte do muro lateral que havia caído, ao passo que o cemitério do Campeche está recebendo nova cerca para evitar a entrada de animais.
 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img