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sábado, abril 27, 2024
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Procon de Florianópolis faz uma média de 900 atendimentos por mês

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Procon de Florianópolis faz uma média de 900 atendimentos por mês

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De janeiro a agosto deste ano, o Procon de Florianópolis registrou 7.147 queixas trazidas por cidadãos insatisfeitos com negócios em geral. O número corresponde a uma média de 893 atendimentos por mês.

Do total de atendimentos feitos nos primeiros oito meses, 4.560, ou 63,81% dos casos, foram resolvidos na hora, ou, no máximo, dentro de 16 dias, através de Carta de Informação Preliminar. Apenas 2.587 atendimentos, ou 36,19% do total, geraram reclamações, com possibilidades de audiências entre consumidores e fornecedores.

Problemas com serviços essenciais são os que mais levam consumidores a buscarem o Procon da Capital. Eles representam 29,33% dos atendimentos feitos nos balcões. Em segundo lugar vêm as queixas acerca de produtos, que correspondem a 25,60%; em terceiro, problemas referentes a serviços privados com 21,91%; e em quarto, questões relativas a assuntos financeiros com 20,01%. Os demais problemas têm a ver com as áreas da saúde com 1,94%; de alimentos com 0,75%, e de habitação com 0,42%.

Os assuntos mais tratados, dentre os serviços essenciais são telefonia celular e fixa e questões de água e esgoto. Com relação a produtos, destacam-se os de leitura, aquecedor, ventilador, ar condicionado e circulador de ar, e artigos de cozinha como coifa, exaustor, panela, talher, filtro de café, porta-filtro e louça.

Já na área de serviços privados, os maiores problemas dizem respeito à TV por assinatura, informática e agências e operadoras de viagens. E, dentre os assuntos financeiros, aqueles relativos a cartão de crédito, banco comercial e financeira são os principais.

No mais, os principais assuntos tratados nos guichês do Procon de Florianópolis são, na área da saúde, referentes a plano de saúde regulamentado, farmácia e drogaria, e convênio de assistência médica e odontológica; na área de alimentos, sobre bares, docerias, choperias, casas noturnas e afins e supermercado.

E, por fim, na área de habitação, as maiores queixas tratam de incorporação (construtoras e incorporadoras), condomínio e locação.

Empresas mais citadas

Já as 10 empresas mais citadas pelos consumidores nos balcões do Procon da Capital, relativas a 40,14% dos atendimentos, são a TIM Celular S/A, a Claro S/A (Claro/NET), a Vivo S/A, a Claro S/A (Telefonia Móvel), a Sky Brasil Serviços Ltda, a Caixa Econômica Federal, a Global Village Telecom S/A, a Via Varejo S/A, o Banco Bradescard S/A (anteriormente denominado Banco Ibi S/A – Banco Múltiplo) e a Nova Pontocom Comércio Eletrônico S/A.

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