spot_imgspot_img
Florianópolis, 13 janeiro 2025

Programa na área da saúde desenvolvido em Florianópolis é premiado em Brasília

GeralPrograma na área da saúde desenvolvido em Florianópolis é premiado em...
spot_img

Pista de patinação no gelo é opção indoor em Florianópolis

Programação atende público de todas as idades e permanece...

CRA-SC elege novo presidente para a Gestão 2025-2026

O novo presidente do Conselho Regional de Administração de...

Nazaré brasileira: Jaguaruna estreia no cenário do Mundial de Ondas Grandes

Foto: Prefeitura Municipal de Jaguaruna Laje da Jagua promete reunir...

Férias com aventura é no Floripa Shopping!

Parque de Diversões, localizado no vão central, tem looping,...
spot_img

Compartilhe

O Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido em Florianópolis foi premiado no concurso “O que você tem feito no PSE?”, lançado pelo Ministério da Saúde no final de 2013. A premiação ocorreu na IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica e Saúde da Família, em Brasília. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Florianópolis.

O Grupo de Escuta (GE) do PSE objetiva a aproximação intersetorial entre Educação e Saúde, visando acolher e discutir assuntos relacionados aos aspectos de saúde e comportamento dos alunos, cujos casos requerem apoio multiprofissional nos encaminhamentos em busca de resolução. O GE do PSE acontece através de reuniões mensais, com horários definidos para cada escola e com a participação das articuladoras da escola e do Centro de Saúde e de um grupo de profissionais de diferentes áreas de conhecimento: Odontologia, Enfermagem, Medicina, Psicologia, Fonoaudiologia, Pediatria, Educação Física, Nutrição, Serviço Social e Farmácia. A reunião acontece com a discussão dos casos trazidos pelas articuladoras das escolas e entregues na forma de relatórios pedagógicos impressos para a articuladora do CS.

Cada aluno tem seu caso estudado pelo grupo multiprofissional. Tal dinâmica possibilita aos profissionais de saúde a manifestação de opiniões, percepções e olhares distintos acerca do caso estudado. Sugestões de encaminhamentos são apontadas, como a marcação de consultas, a investigação da situação familiar, a participação dos alunos e seus familiares em grupos de promoção de saúde oferecidos pelo CS, ou ainda, condutas mais específicas que o caso possa exigir.