14.7 C
fpolis
segunda-feira, outubro 18, 2021
cinesytem

Projeto da FIESC e Instituto Vilson Groh pode inserir jovens no mercado de manutenção de aeronaves

spot_img

Projeto da FIESC e Instituto Vilson Groh pode inserir jovens no mercado de manutenção de aeronaves

spot_img

Referência no segmento, SENAI de Palhoça já formou 500 profissionais na área de aviação

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e o Instituto Vilson Groh (IVG) iniciaram a discussão de um projeto para qualificar jovens em situação de vulnerabilidade para o mercado de manutenção de aeronaves. A unidade do SENAI em Palhoça, criada em 2009, já formou mais de 500 profissionais e é referência nacional na área. A expectativa é que pelo menos 100 bolsas sejam concedidas a jovens atendidos pelo IVG na Grande Florianópolis. “O mercado é gigantesco e a parceria pode ser uma forma de oferecer uma oportunidade para estes jovens”, diz José Eduardo Fiates, Diretor de Inovação e Competitividade da FIESC.

Um dos idealizadores da Escola de Aviação do SENAI, o empresário César Olsen acrescenta que a profissão é interessante, especialmente para quem gosta de mecânica, e que o mercado está aquecido. “Pilotos de aeronave e mecânicos não nascem prontos. Essas são carreiras que exigem formação de alto nível. Aqui na Palhoça temos a melhor capacitação em manutenção de aeronaves do Brasil”.

O padre Vilson Groh elogiou a iniciativa e disse que a qualificação e inserção de jovens em situação de risco no mercado de trabalho gera renda para as famílias e contribui para reduzir índices de violência. “A união de esforços do poder público e da iniciativa privada é o caminho para reduzir as desigualdades. Estamos entusiasmados com esta parceria”.

O coordenador do curso de manutenção de aeronaves do SENAI de Palhoça, Thiago Carvalho, diz que as parcerias da escola foram essenciais para torná-la referência no setor. “Temos um trabalho de muitos anos com o Aeroclube de SC, companhias aéreas, fabricantes de equipamentos nacionais e internacionais e com as Forças Armadas, em especial a própria Força Aérea Brasileira. Muitos de nossos alunos já conquistaram inclusive medalhas e menções honrosas em competições profissionais do setor em todo o mundo”.

spot_img
spot_img