17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Projeto “Que ônibus passa aqui?” é vencedor do Concurso Cultural do Social Good Brasil

spot_img

Projeto “Que ônibus passa aqui?” é vencedor do Concurso Cultural do Social Good Brasil

spot_imgspot_img

O Social Good Brasil divulgou o resultado do Concurso Cultural “Ideias que vão longe”, que buscou os melhores cases de mobilização digital do Brasil. O vencedor, que vai participar do Social Good Summit, evento global da rede em Nova Iorque, é Gabriel Gomes, que inscreveu a iniciativa “Que ônibus passa aqui?”. Ele também vai apresentar o projeto no Seminário Social Good Brasil, que ocorre nos dias 5 e 6 de novembro, em Florianópolis.

Motivado pela falta de sinalização nos pontos de ônibus, Gabriel disponibilizou adesivos pela web, que podem ser impressos para resolver este problema de forma colaborativa. Estima-se que mais de 20 mil adesivos foram impressos em 30 cidades do Brasil, impactando cerca de 3 milhões de pessoas. A ação ainda continua – quem quiser sinalizar a estação de ônibus próxima da sua casa pode imprimir o adesivo e colaborar. Além de assistir ao evento em Nova Iorque, Gabriel também terá status de “fellow”, ou seja, vai se reunir com especialistas de diversos países para ampliar para discussão sobre os principais problemas sociais globais. Ele também vai produzir materiais sobre o conteúdo do Summit, usando as redes sociais para ganhar mais alcance e espalhar a mensagem para o mundo.

Além do projeto vencedor, os participantes do Seminário em Florianópolis também vão conhecer as campanhas que ficaram em segundo e terceiro lugares – De Bike ao Trabalho, promovida por JP Amaral, que mobiliza pessoas a utilizarem bicicletas como meio de transporte, e a Campanha pela inclusão da quimio oral, de Luciana Holtz, que conseguiu mobilizar pessoas, chegar ao poder público e criar uma nova lei para incluir quimioterapia oral nos planos de saúde, beneficiando direta ou indiretamente mais de 50 milhões de brasileiros. Todos serão apresentados no painel “Campanhas digitais e o novo voluntariado: A tecnologia fortalecendo o protagonismo social”, que será no dia 05 de novembro.

O Concurso Cultural contou com 127 inscritos. Para chegar aos vencedores, a equipe do Social Good Brasil e do Portal Voluntários Online realizou hangouts com dez finalistas e também contou com a ajuda de uma comissão julgadora formada por Rafael Ziggy, estrategista digital da agência Africa, Carla Andrea Sattler, do Instituto C&A e Gabriela Gomes Almeida, do Itaú, parceiros do programa.

Puderam se inscrever pessoas físicas, representantes de ONG’s, movimentos ou coletivos que desenvolveram campanhas online e mobilizaram pessoas para uma causa que contribuísse para a solução de problemas sociais. As campanhas deveriam ter sido realizadas a partir de 2012, com resultados que pudessem ser avaliados e mensurados e utilizado novas mídias ou redes sociais para atingir o objetivo de mobilização social.
 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img