23 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

‘Cinema, Chá e Cultura’ exibe Quem tem medo de Virgínia Woolf

spot_img

‘Cinema, Chá e Cultura’ exibe Quem tem medo de Virgínia Woolf

spot_imgspot_img

A próxima sessão do Cinema, Chá & Cultura será no dia 13 de maio (sexta-feira), às 19h. Quem tem medo de Virgínia Woolf? é o filme escolhido, também como uma homenagem a Elizabeth Taylor. Baseado na peça homônima de Edward Albee, que também assina o roteiro, o filme foi dirigido por Mike Nichols e foi o único na história de Hollywood a ser nomeado para todas as categorias do Oscar. Venceu, em 1966, nas categorias de melhor atriz (Elizabeth Taylor), melhor atriz coadjuvante (Sandy Dennis), melhor fotografia preto-e-branco (Haskell Wexler, que foi o último vencedor dessa categoria), melhor figurino preto-e-branco e melhor direção de arte preto-e-branco. Na Inglaterra venceu o BAFTA de melhor filme, melhor atriz e melhor ator. Nesta obra, o espectador é convidado para a sala de estar de George e Martha, onde participa de “um intenso ritual de mortificação mútua e de desagregação progressiva das convenções matrimoniais. ‘O inferno pode ser uma sala de estar confortável e um casal insatisfeito”, disse Albee sobre este texto aterrador e comovente”.

A mediadora neste encontro é Brígida Miranda, Ph.D. em Teatro pela La Trobe University/Austrália, Master of Arts in Theatre Practice pela University of Exeter/Inglaterra e Graduada em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília. Brígida é professora adjunta da UDESC, nas áreas de Interpretação e Direção Teatral e Sub-coordenadora do Programada de Pós-graduação em Teatro, pesquisando nas áreas de teatro e gênero; treinamento de atores e interpretação para teatro e cinema. Entre seus trabalhos mais recentes, como atriz, participou de Malabares: Os Filhos dos Outros, Cronica de uma morte inesperada, Erotikós e Retrato Falado, como diretora levou ao palco as peças Vinegar Tom e Retrato de Augustine.

Promovido pela Fundação Cultural BADESC e pela Cultura Inglesa de Florianópolis, Cinema, Chá & Cultura é um projeto dedicado à exibição de filmes relativos a obras literárias da tradição anglófona, com a participação dos organizadores e de convidados, alternadamente. Para os organizadores, Professores Dra Anelise R. Corseuil (UFSC), Dra Brígida de Miranda (UDESC), Doutorando Leon de Paula (UDESC) e Dra. Maria Cecília de M. N. Coelho (UFMG), os encontros são uma oportunidade de exibir filmes variados e promover a discussão sobre literatura (principalmente a dramática) e cinema. A atividade, gratuita, começa com uma apresentação, durante a qual os participantes poderão se servir de chá, feito ao modo inglês, e oferecido pela Cultura Inglesa de Florianópolis. Em seguida será exibido o filme, legendado, em formato DVD.

Informações

Fundação Cultural BADESC
R. Visconde de Ouro Preto, 216 – Florianópolis – 3224-8846, fundacaocultural@badesc.gov.br

Cultura Inglesa de Florianópolis
R. Rafael Bandeira, 335 – Florianópolis – 3224-2696
recepcaofln@culturainglesa-sc.com.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img