20.4 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Recital a dois pianos divulga projeto musical no Teatro Pedro Ivo

spot_img

Recital a dois pianos divulga projeto musical no Teatro Pedro Ivo

spot_imgspot_img

Viabilizado pela Prefeitura da Capital e Fundação Franklin Cascaes, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, projeto Florianopianos faz apresentação de encerramento noTeatro Governador Pedro Ivo

Os pianistas Alexandre Dietrich e Guilherme Amaral realizam o último recital da série ‘Florianopianos’, nesta quinta-feira (30/06), às 20h30, no Teatro Governador Pedro Ivo, no bairro Saco Grande. O projeto foi viabilizado pela Prefeitura da Capital e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com apoio cultural da Flex Contact Center. A entrada é gratuita.

Abrangendo um total de seis recitais gratuitos, realizados nos meses de maio e junho, a série ‘Florianopianos’ foi promovida pela Catarinarte, com produção cultural de Lourcley Silvestre. O projeto proporcionou apresentações em espaços como o Teatro Álvaro de Carvalho, Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho e Opus Espaço Cultural, democratizando o acesso à música erudita e contribuindo para a formação de plateia.

Na apresentação de encerramento, no Teatro Governador Pedro Ivo, os pianistas vão reforçar o caráter didático da proposta, apresentando ao público informações sobre as músicas interpretadas e sobre os compositores, ressaltando particularidades estilísticas e composicionais das obras. O repertório inclui obras de Serguei Rachmaninoff, Johannes Brahms e Antonin Dvorak, assim como dos autores brasileiros Francisco Mignone e Ernesto Nazareth.

Serviço:

O Quê: Florianopianos – Recital a Dois Pianos

(Pianistas Alexandre Dietrich e Guilherme Amaral)

Quando: quinta-feira (30/06) – 20h30

Onde: Teatro Governador Pedro Ivo

Rodovia SC 401 nº 4.600 – km 5, Saco Grande

Quanto: Entrada Franca

Alexandre Dietrich

Formado pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC com o título de Bacharel em Música – Piano, Dietrich participou do 1º Festival de Concertos para Piano e Orquestra (Atelier pianístico), em 2003, em Bordeaux, na França, a convite da renomada pianista internacional Cristina Ortiz. Em 2007, fez turnê pela Europa, com o projeto O Piano Brasileiro, participando da abertura do Festival de Som e Cinema da Bélgica.

Alexandre gravou ao piano para a Rádio MEC no Rio de Janeiro, em 2008, apresentando obras de Camargo Guarnieri, Villa Lobos e Aldo Krieger. No ano seguinte, em parceria com o tenor Fernando de Carli, realizou 15 recitais por meio da Lei Municipal de Incentivo a Cultura com os projetos Florianópolis em Canto e Piano e Pequenos Grandes Ouvintes. Ainda em 2009, apresentou-se com o projeto Piano Brasil em turnê viabilizada por meio do Funcultural, passando por Florianópolis, Joaçaba, Concórdia, Rio de Janeiro, Salvador e Aracaju.

Em 2010, participou como artista convidado do “Brazilian Festival” realizado pela University of New Orleans (EUA) na cidade de New Orleans, onde apresentou seu recital de piano solo. Também fez apresentação na cidade de Los Angeles, com um recital de piano solo, a convite do Consulado Brasileiro nos EUA e da UCLA(Universidade da Califórnia em Los Angeles).

Guilherme Amaral

Mestre em Música (Práticas Interpretativas – Piano), pela UDESC e Bacharel em Música – Piano pela mesma universidade, Guilherme Amaral participou de cursos de aperfeiçoamento, tendo como professores Nehama Patkin (Austrália), Eduardo Monteiro, Fernando Lopes, Huub de Leew (Holanda), Marcelo Bratke, Eduard Shulkin (Alemanha), Cristina Ortiz e Alexander Mindoyants (Rússia), entre outros profissionais.

Conquistou vários títulos em competições realizadas no Brasil, entre os quais estão o primeiro lugar nos concursos Latino Americano de Duos de Câmera Rosa Mística (PR, 2004) e Jovem Destaque, no Fórum de Cultura e Ciência da UFRJ (RJ, 2006), nas categorias Piano Solo e Duo com Piano.

Guilherme Amaral também participou de eventos no exterior, apresentando-se como pianista solo em 2003 e 2005, na Alemanha, e na Turnê Europeia da Camerata Florianópolis em 2005, passando pela Espanha, França e Alemanha. Participa ainda como pianista correpetidor, cravista, camerista e solista de apresentações e palestras a convite da Pró-Música de Florianópolis, da UDESC e de outras instituições.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img