18.1 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Recital com grupo Piano Voci nesta segunda-feira em Florianópolis

spot_img

Recital com grupo Piano Voci nesta segunda-feira em Florianópolis

spot_imgspot_img

O coletivo Piano Voci leva o resultado de sua pesquisa em composições para voz e piano à Florianópolis e Joinville no mês de junho. O projeto reúne músicos gabaritados no cenário da composição erudita em Santa Catarina. São eles: o tenor Fernando de Carli (formado no curso de música do CEART), o barítono Schäfer Junior, as sopranos Cláudia Todorov e Rute Gebler (ambas ex-professoras do CEART) e a pianista Bernardete Castelan Povoas (professora do CEART).

O grupo traz na bagagem uma vasta experiência musical, que abrange a música de câmara em diferentes formações, ópera/opereta e música coral, como na montagem de espetáculos e outras ações cênico-musicais.

Serão interpretadas obras dos compositores Alberto Nepomuceno (1864-1920), Carlos Gomes (1836-1896), Felix Mendelssohnn (1809-1847), Gioacchino A. Rossini (1792-1868), Giusepe Verdi (1813-1901) e Franz Léhar (1870-1948).

Veja o programa completo do espetáculo aqui

Serviço:
O quê: Recital do coletivo PIANO VOCI
Onde e Quando: 14 de junho, 20h – SESC Prainha, Travessa Syriaco Atherino, 100 – Centro – Florianópolis
Quanto: Gratuito

Sobre os músicos:

RUTE GEBLER (Soprano)

Participou com destaque de vários Concursos, Seminários e Cursos de Canto. Foi Regente da Associação Coral de Florianópolis, do Coral do Colégio Coração de Jesus e Professora de Técnica e Expressão Vocal na UDESC. É recitalista com apresentações em Santa Catarina, grande parte do Brasil, no Uruguai, Argentina, Alemanha e Nova Iorque. Em 2005, participou do documentário “Um Rei chamado Henrique”, no papel da cantora lírica Graziella Berzanzoni (SET/Cinema e RBS TV). Em 1995 criou e foi solista dos espetáculos “Vozes da Primavera” até 2005. Neles agregou a movimentação cênica, dança e interpretação vocal, apresentando o Réquiem de Mozart, Carmina Burana de Carl Orff e 9ª Sinfonia de Beethoven. É coordenadora artística do Estúdio Vozes, onde desenvolve projetos com grupos distintos, dentre outros “Vozes Líricas”, “Música Açoriana” e “Vozes da Harmonia”, este um trabalho voluntário em hospitais, asilos, casas de idosos ou doentes e em instituições. É recitalista e, no momento prepara um CD com a pianista Maria Bernardete Castelan Póvoas, “Mulher Canção”.

CLAUDIA TODOROV (Soprano)

Paulista radicada em Florianópolis, é bacharel e pós-graduada em música. Em 1991 fez seu debut com A Flauta Mágica, de Mozart e, desde então, vem atuando como solista no Brasil e no exterior (Rússia, Alemanha, Suíça e Israel), produzindo seus recitais. Foi solista do “Estúdio Vozes”, de Rute Gebler. Em 1999 recebeu o troféu “Aldo Baldin”. Foi docente de “Técnicas de Expressão Vocal”, na UDESC, de 1994 a 1999. Teve participação especial em diversas gravações. De 1999 a 2004, coordenou a “Cia da Ilha” como produtora e cantora nas várias montagens da ópera Der Schauspieldirektor (O Empresário), de Mozart. Há 7 anos é preparadora vocal do Coral “Hélio Teixeira da Rosa” (TCE/SC). Ministra aulas individuais e coletivas de canto e técnica vocal, direcionadas para o canto lírico e popular, bem como atua como preparadora vocal de grupos vocais, corais e teatrais.

FERNANDO DE CARLI (Tenor)
Catarinense, iniciou no canto sob orientação de Carlos Besen e Rute Gebler atuando como solista junto aos corais da ETF/SC, UDESC e Estúdio Vozes, destacando-se os Espetáculos “Vozes da Primavera”. Em 2007 graduou-se na Licenciatura em Música pela UDESC. No cenário catarinense destacam-se suas participações como solista no Magnificat de Bach, Missa da Coroação, óperas “O Empresário” e “A Flauta Mágica” de Mozart e “Rigoletto” de Verdi. Obteve em duo com Alexandre Dietrich, a primeira colocação na categoria Música de Câmara, no Concurso Rosa Mística em 2006 em Curitiba/PR e ambos se apresentaram nos 3 estados do sul do Brasil e, neste ano, nos estados da Georgia e Virginia nos Estados Unidos. Paralelamente à carreira de cantor, no Polyphonia Khoros divide as funções de assistente de regência, preparador vocal e monitor do naipe de tenores junto à maestrina Mércia M. Ferreira. É o regente titular do coral da Associação Coral Hospital Florianópolis e divide com Alisson Unglaub a regência do Coral Jovem da Igreja Adventista de Florianópolis.

SCHÄFER JUNIOR (Barítono)
Estudou canto com diversos professores, dentre outros, com Rute Gebler em Florianópolis, de onde surgiu uma parceria, dueto que tem se apresentado em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ingressou na OSSCA em 1998 por convite do Maestro José Nilo Valle e, desde então tem participado de inúmeros concertos no Estado e na capital com a Orquestra Sinfonica de Santa Catarina registrando, até 2008, mais de cento e cinquenta apresentações como solista e em duos, entre outras formações. Estreou oficialmente na ópera participando de La Traviata (Verdi) em 2000 e de Madame Butterfly (Puccini) em 2002, nos espetáculos Vozes da Primavera. Em 2007 participou como solista no Concerto “Uma Noite de Ópera” da Temporada da Pró Música de Florianópolis.

BERNARDETE CASTELAN PÓVOAS (Pianista)
Natural de Criciúma (SC), é Doutora em Música – Práticas Interpretativas pelo PPG – UFRGS, com um ano de residência na Universidade de Iowa (EUA). Durante a Graduação e Mestrado teve como professora a pianista Dirce Kinignik. Fez cursos com pianistas no Brasil, França, Suissa e Estados Unidos. É professora orientadora dos Cursos de Bacharelado e Pós-Graduação em Música do CEART–UDESC, onde desenvolve atividades de Pesquisa e Extensão, participa de comissões técnicas e de projetos. Participa de Eventos Científicos com apresentação e publicação de pesquisa interdisciplinar sobre desempenho pianístico. Foi Chefe do Departamento e Diretora de Ensino de CEART-UDESC, coordenadora do “Ciclo Intercâmbio Músico-Instrumental entre 2001-2008 e I Concurso Nacional de Piano-Cidade de Florianópolis (2003). Como pianista, atua como solista, camerista e correpetidora junto a solistas e corais. Entre 1987-2000, com a pianista Denise Cordeiro, formou o Piano Duo, com apresentações em vários estados brasileiros, obtendo, em 1994, 30 lugar no Concurso Internacional Francisco Mignone para Duos. Em 2007-2008 participou, com o pianista Maurício Zamith, do disco “Tempo Composto” e prepara a gravação de “Mulher Canção” com a soprano Rute Gebler.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img