16.5 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Custo de vida em Florianópolis apresenta leve baixa no mês de maio

spot_img

Custo de vida em Florianópolis apresenta leve baixa no mês de maio

spot_imgspot_img

O Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) divulgou nesta quinta-feira, 5, o Índice de Custo de Vida na Capital em maio: 0,43%. O aumento foi 0,07 ponto percentual inferior ao apurado no mês anterior – o índice em abril foi de 0,50%. Os dados para o índice do mês foram coletados entre 29 de abril e 30 de maio de 2014. As informações são da Assessoria de Imprensa da Udesc.

Com o resultado, a alta nos primeiros cinco meses do ano chega a 3,14%, e o acumulado dos últimos doze meses atingiu 6,59%. Em comparação com maio de 2013 (que registrou 0,17%), houve aumento de 0,26 ponto percentual.

O índice de maio foi influenciado principalmente pelo aumento no grupos Alimentação (0,56%), Produtos Não Alimentares (0,17%) e Serviços Públicos (0,11%). Apenas o grupo Outros Serviços não teve variação.

No grupo Alimentação no Domicílio (que teve variação de 0,52%), impactaram no resultado os aumentos dos Produtos Industrializados (0,85%) e de Elaboração Primária (0,74%), apesar de nova redução nos Produtos In Natura (-1,19%), repetindo o mês anterior.

Já a Alimentação fora do Domicílio registrou alta de 1,77%.

Confira o relatório mensal e a série histórica do IPC na página do Custo de Vida, no portal da Udesc Esag.

Sobre o índice

O Índice de Preços ao Consumidor (Custo de Vida) de Florianópolis é calculado desde 1968 pela Udesc Esag, em trabalho coordenado pelo administrador Hercílio Fernandes Neto, egresso da instituição.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img