23.3 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Santinho ganha o seu Centro de Saúde

spot_img

Santinho ganha o seu Centro de Saúde

spot_imgspot_img

Unidade conta com duas Equipes de Saúde da Família para atender oito mil moradores.

Os moradores do Santinho, no norte da ilha, ganharam nesta quarta-feira um novo Centro de Saúde. Com 213 metros quadrados de área construída ele passa a atender cerca de oito mil moradores que antes necessitavam se deslocar até a unidade dos Ingleses. “Esta era uma antiga reivindicação desta comunidade, que nós fizemos questão de atender”, lembrou o titular da pasta, João Candido da Silva.

A nova unidade contará com dois consultórios médicos, um de odontologia, um de enfermagem, farmácia, sala de vacinação, curativo e nebulização. No local irão trabalhar duas Equipes de Saúde da Família e uma de Saúde Bucal. Ele ocupa o prédio que serviu de sede até janeiro de 2009 para o Pronto Atendimento do Norte da Ilha. Para tanto, teve sua área física ampliada em 24 metros quadrados e sofreu outras adaptações. O custo da obra foi da ordem de R$ 138 mil.

A história

O prédio que hoje passa a abrigar o Centro de Saúde do Santinho foi sede até o ano de 2004 do Posto de Saúde João José da Silva, que atendia toda a comunidade dos Ingleses e região. Em dezembro de 2004, ainda que sem as condições ideais, o local passou a abrigar o primeiro Pronto Atendimento 24 horas de Florianópolis.

A partir de janeiro de 2005 o Pronto Atendimento do Norte da Ilha recebeu uma série de melhorias tanto em equipamentos quanto em recursos humanos. Com menos de 200 metros quadrados de área construída e localizada distante da maioria dos bairros, mesmo da região norte, a unidade se mostrava superada em sua capacidade.

Em fevereiro de 2009 foi inaugurada, junto ao Terminal de Canasvieiras, a Unidade de Pronto Atendimento do Norte da Ilha. Ocupando uma área de 1.000 m2 , a UPA-Norte oferece serviços de Radiografia, Ultrassonografia, Eletrocardiografia e conta com ainda com 13 leitos de observação. Além disso passou a oferecer também atendimento 24 horas em odontologia. Sendo ao lado da UPA Sul os dois únicos Prontos Socorros odontológicos da capital há atender 24 horas, inclusive finais de semana e feriados.

Atualmente trabalham na UPA Norte 110 profissionais, 34 a mais do que no antigo Pronto Atendimento. Destes, 35 médicos em turnos de 12 horas com cinco médicos por período. Em média a UPA Norte chegou a realizar mais de 700 atendimentos por dia neste verão, e o que é o mais importante, com um índice de resolutividade na casa dos 97 por cento.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img