18.7 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

São José abre nesta terça-feira a programação do Mês da Consciência Negra

spot_img

São José abre nesta terça-feira a programação do Mês da Consciência Negra

spot_imgspot_img

Com o tema “Novembro da Consciência Negra – Por uma São José sem racismo", a cerimônia de abertura do Mês da Consciência Negra será realizada nesta  terça-feira, 3, às 16h, no hall da Prefeitura de São José, na Grande Florianópolis. Para marcar o mês de mobilização contra o racismo, está programada uma série de eventos e atividades até o dia 2 de dezembro. Entre as atrações, estão previstas palestras, apresentações culturais, panfletagem, roda de capoeira, oficinas e intervenções culturais.

Segundo a secretária Municipal de Educação, Méri Hang, o propósito do evento é chamar a atenção para a luta contra o preconceito racial.

A lei nacional 10.639/03 e a lei municipal 12.519/11 instituem o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, no calendário oficial. Um grupo de trabalho foi criado, com representantes das secretarias municipais, de acordo com o decreto nº 4900/2015 para organizar os eventos que integram a programação durante todo o mês em São José.

A comissão é formada por representantes das secretarias municipais de Assistência Social, Educação, Comunicação, Saúde, Segurança e Receita, da Guarda Municipal de São José, Fundação Municipal de Cultura, Fundação Municipal de Esportes, Fundação Municipal Educacional, Procon e Conselho Municipal de Políticas Culturais de São José.

A segunda edição do mês da Consciência Negra traz oficinas sobre a África, gênero e raça no samba, exposição fotográfica de negros em evidências, panfletagem de conscientização, palestras sobre a saúde da população negra, eventos musicais com samba e cinema afro-brasileiro, batismo de capoeira, seminários e apresentações culturais em todo o Município durante o mês de novembro.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img