19 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

SC com 12 cidades cotadas para receber delegações olímpicas

spot_img

SC com 12 cidades cotadas para receber delegações olímpicas

spot_imgspot_img

Santa Catarina está entre os cinco estados da federação com o maior número de oferta em instalações esportivas para abrigar os treinamentos das delegações participantes dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. A relação por estados foi anunciada oficialmente nesta quarta-feira (4) pelo comitê organizador das competições. Ao todo, 12 cidades catarinenses se cadastraram totalizando 25 instalações esportivas. São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná, pela ordem, foram os estados que apresentaram o maior número de locais de treinamentos pré-jogos.

Entre as 12 cidades catarinenses candidatas a receber delegações, Florianópolis foi a que apresentou o maior número de instalações. Os clubes de futebol Avaí e Figueirense, entre outros, colocaram suas instalações à disposição. Blumenau vem logo a seguir dispondo de cinco ambientes de treinamentos, entre eles o complexo do Sesi.

“Este posicionamento de Santa Catarina é resultado da mobilização que realizamos aqui no Estado. Santa Catarina é o 20º Estado em território no Brasil, mas está consagrado como um dos pólos olímpicos do país”, destacou o presidente da Fesporte, Adalir Pecos Borsatti. Em fevereiro, Pecos esteve em um seminário no Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e foi apresentado às diretrizes do movimento de mobilização para sedes de treinamento dos Jogos de 2016 no Rio de Janeiro. Em março, o gerente do Departamento de Esportes do COB Maurício Waknin detalhou a dirigentes esportivos, em um seminmário no auditório da secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, os critérios, a forma de candidatura e as vantagens que cada município poderá obter com a recepção às equipes olímpicas do mundo inteiro durante a fase de aclimatação. O objetivo do COB com esta ação é distribuir os 11 mil atletas de 205 países que participarão da Olimpíada Rio 16.

A segunda fase do processo será dia 23, com um seminário, no Comitê Olímpico Brasileiro de orientação sobre as demais fases do processo para cadastramento e seleção das instalações. A terceira fase será de seleção dos locais e vai até janeiro de 2012, quando serão anunciados os locais definitivos. A última fase será a de preparação para receber as delegações. Segundo o COB, os pólos escolhidos farão adequações necessárias com recursos próprios.

Instalações catarinenses pré-selecionadas

Florianópolis: Costão do Santinho, Federação Catarinense de Tênis; Avaí
Futebol Clube; Base Aérea de Florianópolis; Centro de Ciências da Saúde e
do Esporte (Cefid) da Udesc; Clube Náutico Francisco Martinelli;
Figueirense Futebol Clube; Sociedade Hípica Catarinense; Universidade
Federal de Santa Catarina (UFSC).

Blumenau: Clube de Caça e Tiro Velha Central, Ginásio Galegão, Grêmio
Esportivo Olímpico; Complexo do SESI e Sociedade Desportiva Vasto Verde

Balneário Camboriú: Fundação Municipal de Esportes; Ginásio Barra
Multieventos Hamilton Linhares da Cruz

Camboriú: Instituto Larri Pasos

Brusque: Fundação Municipal de Esportes

Chapecó: Prefeitura de Chapecó

Criciúma: Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)

Jaraguá do Sul: Fundação Municipal de Esportes

Joaçaba: Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

Orleans: Real Nob Hotel

Palhoça: Complexo Aquático da Unisul

Porto Belo: Sociedade Educacional Porto das Águas

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img