23.7 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Secretaria da Educação inicia processo para seleção dos novos diretores das escolas estaduais

spot_img

Secretaria da Educação inicia processo para seleção dos novos diretores das escolas estaduais

spot_imgspot_img

Pais, estudantes e a comunidade escolar das 1.100 unidades escolares da rede pública estadual serão os responsáveis pela escolha do Plano de Gestão Escolar e do novo diretor. O processo de escolha será realizado pela primeira vez, em 2015, em quase todas as unidades escolares da rede estadual de ensino.

A exceção fica por conta das escolas Indígenas, de Assentamento e no Instituto Estadual de Educação, que possuem legislação específica. No ano passado, foi realizada a seleção em 40 escolas que tiveram vacância de diretor.

A votação será realizada no dia 19 ou 20 de novembro de 2015, a critério da escola e em articulação com a Comissão Regional de Gestão Escolar, das 8h às 21h. O proponente do Plano de Gestão Escolar escolhido terá a função de diretor entre 02/01/2016 e 31/12/2019.

O professor, o especialista em assuntos educacionais e o assistente técnico pedagógico que tiver interesse em ser diretor já deve iniciar seu Plano de Gestão Escolar. O documento será analisado por banca avaliadora composta por consultores especializados, os quais emitirão parecer apontando melhorias e sugerindo mudanças, quando necessárias.

“O principal objetivo desta análise é verificar se o plano está em conformidade com a realidade da escola. Devem ser definidas ações e metas que possam ser alcançadas para melhoria da educação e com a participação da comunidade escolar como um todo”, explica a coordenadora de Gestão Escolar da SED, Maristela Fagherazzi.

De acordo com Maristela, anualmente a Secretaria de Estado da Educação irá ouvir o Conselho Deliberativo da Escola para saber como está o trabalho do diretor e, principalmente, se suas proposições estão sendo cumpridas. Além disso, ao longo do ano as ações propostas serão revistas e poderão ser modificadas dependendo da necessidade da escola ou atendimento das metas.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img