spot_imgspot_img
Florianópolis, 15 outubro 2024

Secretaria Estadual da Fazenda detecta irregularidades no primeiro dia da Operação Sala de Visitas

NegóciosSecretaria Estadual da Fazenda detecta irregularidades no primeiro dia da Operação Sala...
spot_img
spot_img

Compartilhe

No primeiro dia da “Operação Sala de Visitas”, auditores fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda estiveram em 67 estabelecimentos em Santa Catarina, o que significa 25% do total de 260 estabelecimentos selecionados para a fiscalização.

Foram encontradas irregularidades em 46% das lojas visitadas, principalmente falta de instalação de Emissor de Cupom Fiscal (ECF) e uso de máquinas para pagamento com cartão de débito/crédito em estabelecimentos diferentes dos autorizados. Segundo o gerente de fiscalização, Francisco Martins, em Florianópolis, um estabelecimento realizava a venda e a mercadoria saía efetivamente de outra loja.

As visitas aos estabelecimentos começaram na terça-feira, 9, e prosseguem até esta quinta-feira, 11. Depois as lojas serão fiscalizadas por 180 dias. No total, 102 auditores farão o cruzamento de dados da nota fiscal eletrônica, do cartão de crédito e débito e das compras realizadas com o faturamento declarado pelo contribuinte.

A Secretaria da Fazenda detectou que, nesse segmento, é muito comum a compra ser realizada em estabelecimento varejista de Santa Catarina, mas o documento fiscal ser emitido por empresa de outro estado, ocasionando a perda de receita tributária.