A Prefeitura da Capital, através do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf), promove de 20 a 25 deste mês a Semana Internacional da Bicicleta. O evento conta com a parceria do International Bicycle Consultancy (IBC – Holanda) e da Rede Mundial de Cidades de Stuttgart na Alemanha – entidade que reúne 411 membros espalhados em 60 países. Florianópolis lidera um movimento mundial para difundir e promover o uso de meios de transporte alternativos.
A abertura do evento foi realizada no Hotel Mercure/ Lindacap no Centro da Cidade. Participaram das atividades o Vice Prefeito de Florianópolis que também responde pela Secretária de Transportes, João Batista Nunes, o Secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Florianópolis, José Carlos Rauen, dentre outras autoridades.
Durante toda a semana Arquitetos, urbanistas e técnicos da área de transportes de diversas nacionalidades farão análise de projetos e de experiências inovadoras no Brasil e no mundo tendo como ponto central a bicicleta como transporte modal. A Capital catarinense foi escolhida pela Rede Mundial de Cidades pela Mobilidade Urbana para coordenar o grupo temático sobre transportes não motorizados.
Segundo Rauen, pela primeira vez uma administração municipal em Florianópolis está interligando a cidade com ciclovias. “Até o momento foram 22 quilômetros e a expectativa é a criação mais trechos, dentre eles a Ciclovia Universitária”, explicou o secretário.
De 23 a 25 de abril, dentro da programação da Semana Internacional da Bicicleta, será realizado no auditório do Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT), o Workshop para Integração da Região Metropolitana por Bicicleta. As discussões e propostas formuladas no encontro em Florianópolis serão preparatórias para o Congresso Mundial de Mobilidade que vai acontecer em junho na Alemanha.