18.6 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Unisul revisa o Planejamento Estratégico do Hospital de Caridade em Florianópolis

spot_img

Unisul revisa o Planejamento Estratégico do Hospital de Caridade em Florianópolis

spot_imgspot_img

Hospital de Caridade contrata serviços da universidade para detectar possibilidades

A Unisul foi contratada para revisar o Planejamento Estratégico (PE) do Imperial Hospital de Caridade de Florianópolis. Ele foi concebido em 2006 e agora os professores Ingo Hermann e Luiz Alberto Cordioli realizam oito encontros com os gestores da entidade a fim de definir as próximas ações.

Destes oito encontros dois já foram realizados. “Nosso objetivo para 2011 é implantar os projetos que emergirem deste estudo. Realizamos uma análise interna do hospital. Também analisamos o ambiente externo, verificamos a missão, a visão e os valores. Tentamos identificar as áreas de referência do hospital. Este processo se estende até 15 de dezembro”, explica.

No grupo dos 30 gestores do hospital figuram representantes de todas as áreas da instituição. Quem define os pontos fortes e fracos, as oportunidades e ameaças do hospital é este grupo gestor. Dos pontos fortes e das oportunidades que eles estão vislumbrando no mercado determinarão no que podem se tornar referência.

“Tentamos incutir nestes gestores o dever deles elaborarem um planejamento como referência para o estado em uma ou algumas áreas. Isto ainda não está muito claro. Para se tornar referência eles terão que se adequar em alguns setores. Repensar algumas práticas, ter que estudar o que está sendo feito hoje”, pondera.

A Unisul mantém algumas parcerias com o Hospital de Caridade no desenvolvimento de atividades de estágios e pesquisas com os cursos da área da saúde. “Não temos certeza das áreas que serão inseridas, mas já temos uma ideia. Área de gestão com certeza, parte administrativa tem que se pensar e precisará de gente. A parte financeira também. A ideia é interagir de forma global no hospital. Os cursos da área da saúde vão contribuir com professores, alunos e também deve ter uma participação da Unisul na área legal”, projeta Ingo.

Para Ingo Hermann a importância da consultoria é que, até então, a universidade não havia se envolvido na questão da gestão hospitalar. “Este é um tema muito complexo e muito importante para nós”, finaliza.

Além dos professores Ingo e Cordioli, o professor Áurio dos Santos integrará a equipe, bem como outros professores da área de gestão definidos até dezembro. Também é uma forte articuladora da Unisul no relacionamento com o Hospital de Caridade a professora Simone Karmann do curso de Enfermagem.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img