20.6 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Vacina contra Pólio continua nos Centros de Saúde da Capital

spot_img

Vacina contra Pólio continua nos Centros de Saúde da Capital

spot_imgspot_img

Campanha vai até sexta-feira (20)

Entre os dias nove e 14 de agosto mais de 19.500 crianças de 0 à cinco anos foram imunizadas contra o vírus da Poliomielite na capital. Este número equivale a uma cobertura de 77,27 % da meta prevista para toda esta fase da campanha. Em todo país, no mesmo período, o índice é de 56,37 % e em Santa Catarina de 75,94%. Os pais ou responsáveis tem até esta sexta-feira(20) para levar seus filhos a um Centro de Saúde para tomar as gotinhas.

Em 1989 foi registrado no país o último caso da doença e em 1994 o Brasil obteve o certificado internacional de erradicação da transmissão autóctone do poliovírus selvagem. No entanto, ainda há risco de reintrodução do poliovírus selvagem no Brasil devido à importação de casos provenientes de países endêmicos ou pela ocorrência de surtos devido à circulação do poliovírus derivado vacinal (PVDV) em áreas de baixas coberturas vacinais com a vacina oral contra a poliomielite (VOP).

O objetivo dos dias nacionais de vacinação contra a poliomielite é vacinar, em cada etapa da campanha, 95% dos menores de cinco anos, de forma a contribuir efetivamente para evitar a reintrodução do poliovírus e manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite, estabelecendo proteção coletiva e a disseminação do vírus vacinal no meio ambiente.

Os dias nacionais de vacinação promovem também a sensibilização da sociedade para uma ação preventiva e de promoção da saúde; representando iniciativas que consolidam os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde – SUS, vez que seu propósito é alcançar cada criança em todos os cantos do País.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img