22.1 C
fpolis
sábado, abril 13, 2024
Cinesystem

Vai começar! 14ª Festival de Teatro de Animação abre a programação neste sábado, com espetáculo Viejos, em Florianópolis

spot_img

Vai começar! 14ª Festival de Teatro de Animação abre a programação neste sábado, com espetáculo Viejos, em Florianópolis

spot_imgspot_img

De 4 a 19 de novembro, o FITA apresentará 12 espetáculos, para adultos e crianças, todos com entrada gratuita; domingo e segunda tem Pluft, o fantasminha 

Neste sábado, dia 4 de novembro, começa o 14ª Festival Internacional de Teatro de Animação, que neste ano está maior e acontece em três regiões de Santa Catarina: Grande Florianópolis, Sul e Meio-oeste do Estado. A programação segue até 19 de novembro com espetáculos de teatro de animação nacionais e internacionais, oficinas, bate-papos, mesa redonda e Mostra Pequenas Cenas, com participação de alunos de instituições públicas. A programação é toda gratuita.

A largada para o FITA 2023 no sábado será às 20h, com o espetáculo Viejos, da cia argentina Sérgio Mercúrio, no teatro Governador Pedro Ivo, Florianópolis. Com classificação para adultos e jovens a partir de 14 anos, a peça apresenta a história de oito personagens com diferentes  formas de manipulação e tamanhos – desde maiores que uma pessoa a bonecos manipulados com o pé. Todos velhos, mostram-se como são, não têm dúvidas, resistiram à prova do tempo.

Apresentação terá tradução em LIBRAS. Ingressos esgotados pela plataforma Sympla, mas a organização do festival liberou mais um lote de ingressos, que serão distribuídos uma hora do espetáculo, presencialmente. Saiba mais em www.fitafloripa.com.br

Ingressos disponíveis: domingo e segunda com Pluft, o Fantasminha, estreia em SC 

Domingo, dia 5, às 17h, e segunda, dia 6, às 10h e 15h, tem Pluft, o Fantasminha, da Cia PeQuod (RJ), no Centro de Cultura de Eventos – UFSC. O espetáculo estreia em Santa Catarina no festival. Ingressos gratuitos e ainda disponíveis podem ser retirados no Sympla. Acesse no www.fitafloripa.com.br .

Inspirada pela estética dos animes e mangás, a Cia PeQuod celebra os 100 anos de Maria Clara Machado, uma das maiores dramaturgas brasileiras do teatro para crianças, recriando com bonecos, o texto mais conhecido da autora, Pluft o fantasminha.Na encenação, a artesania une-se às novidades tecnológicas, com bonecos de manipulação direta sobre balcão dividindo a cena com bonecos de vara, a partir de uma pesquisa que permitiu a criação de personagens com iluminação própria e operação à distância, através de rede wifi.

A montagem surpreendeu o público e rendeu os prêmios de Melhor Direção e de Figurino, do Troféu-caneca Pecinha é a Vovozinha, do crítico Dib Carneiro Neto e conquistou o Grande Prêmio do Júri da Associação de Críticos de São Paulo – APCA.

O célebre personagem, Pluft, é um fantasminha que morre de medo de gente e que viverá uma grande aventura ao encontrar a menina Maribel, sequestrada pelo temido pirata Cara de Mau.

Esse encontro inusitado dará ao protagonista o impulso e a coragem para crescer e enfrentar o mundo. Pluft, o fantasminha é um espetáculo livre, para toda a família.

FITA vai até 19 de novembro

O FITA segue até 19 de novembro em Florianópolis, com apresentações em vários espaços da cidade: Centro de Cultura de Eventos da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, Teatro Carmen Fossari (UFSC), Caixa Preta (UFSC), Praça Nossa Senhora de Fátima – Estreito, Largo da Alfândega e Boulevard 14/32 do Floripa Airport. 

Além de Viejos e Pluft, o fantasminha, O FITA terá outros 10 espetáculos: Fábulas, da Cia. Mevitevendo (São Paulo/SP);  Camarim, do Ateliê Lu Antunes (Jaraguá do Sul/SC); Habite-me, de Carolina Garcia Marques e Paulo Balardim (Bélgica/Canadá/Brasil); Theatro Misterioso, da Cia. Mevitevendo (São Paulo/SP); Habitada, com Juliana Notari (São Paulo/SP); Baús do Tesouro, da Cia. Avenida Lamparina (Jaraguá do Sul/SC); A Galeria, com Roberto Gorgatti (Florianópolis/SC); e As aventuras do fusca à vela, do Ueba Produtos notáveis (Caxias do Sul/RS). 

Vai ter também Vivência em teatro de animação: Mãos à Meia! , com a Cia. Peregrina / Cia. Lótus (Florianópolis/SC), em duas tardes de programação especial no Boulevard 14/32. 

“O FITA volta com força total em sua 14ª edição, com espetáculos de inquestionável qualidade, todos com acesso gratuito, democratizando acesso à arte e à cultura para todos, inclusive para os professores e seus alunos, que podem agendar a ida de turmas ao teatro”, afirma Zélia Sabino, coordenadora do FITA. 

O agendamento deve ser solicitado pelo e-mail agendamento.fita@gmail.com .

Programação completa em www.fitafloripa.com.br 

Ingressos gratuitos

Três espetáculos poderão ser acessados somente por quem entrar no Sympla e fizer download do ingresso. São eles: Viejos, Pluft e Habite-me.

A retirada de ingresso para as demais peças de teatro será presencialmente, uma hora antes da apresentação. 

As atividades no Boulevard 14/32 tem acesso livre, sem necessidade de retirada de ingresso.

Saiba mais em www.fitafloripa.com.br

Serviço

Abertura do 14ª FITA

4 de novembro, 20h

Espetáculos Viejos, da cia argentina Sérgio Mercúrio

Teatro Governador Pedro Ivo, Florianópolis. 

Gratuito. Ingressos esgotados pelo Sympla

Lote de ingressos será distribuído uma hora do espetáculo, presencialmente. Saiba mais em www.fitafloripa.com.br

Pluft, o Fantasminha, da Cia PeQuod (RJ)

Domingo, dia 5, às 17h

Segunda, dia 6, às 10h e 15h

Centro de Cultura de Eventos – UFSC

Gratuito

Ingressos gratuitos e ainda disponíveis podem ser retirados no Sympla. Acesse no www.fitafloripa.com.br 

14ª Festival Internacional de Teatro de Animação 

4 a 19 de novembro

Grande Florianópolis, Sul e Meio-oeste do Estado

Gratuito

Ingressos gratuitos e ainda disponíveis no Sympla. Acesse no www.fitafloripa.com.br .

Agendamento de escolas pelo e-mail agendamento.fita@gmail.com 

Nos acompanhe nas redes sociais

Instagram e facebook @fitafestival 

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img