18.6 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Vinte e cinco anos do Programa de Controle da Aids em Florianópolis

spot_img

Vinte e cinco anos do Programa de Controle da Aids em Florianópolis

spot_imgspot_img

Era junho de 1986, há vinte e cinco anos atrás. Desde o início da década falava-se, nos meios acadêmicos, na mídia e nas conversas informais, de uma nova doença, determinada por um virus desconhecido, que produzia uma grave e debilitante síndrome, relacionada a uma forte imunodepressão, que produzia sofrimento físico e mental, que levava à morte e para a qual não se tinha tratamento ou vacina.

Desde 1980, como médico e psiquiatra da Secretaria Municipal de Saude de Florianópolis, e desde 1984 coordenando e atuando no Programa de Saúde Mental desta Secretaria, trabalhavamos observando as antigas, as novas e as possiveis enfermidades ou transtornos físicos e mentais da nossa cidade ou de outras regiões do país e do Planeta. Este Programa tinha, desde seu início, como objetivo geral a “organização de uma rede de serviços básicos de saúde mental” e, entre seus objetivos específicos, “promoção da saúde mental da população do município” e “prevenção das doenças e perturbações mentais”. Como médico, como psiquiatra social, e com estes objetivos em mente, em 1984 aprofundei os estudos sobre esta nova doença que aparecia nas grandes cidades do Brasil, especialmente em Santos, São Paulo e Rio de Janeiro – a AIDS. Considerando as perceptiveis e as provaveis repercussões físicas, psíquicas e sociais da nova epidemia, em junho de 1986 organizei, na Prefeitura Municipal de Florianópolis, o Programa de Controle da Aids, hoje, mais abrangente, denominado Programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids e ligado à Vigilância Epidemiológica.

Segundo orientação do Ministério da Saude, no final dos anos 1980 organizamos duas comissões oficiais para o combate à epidemia. Sob a direção da Secretaria Estadual da Saúde, criamos a Comissão Estadual de Aids e, sob a direção do Programa de Controle da Aids da Secretaria Municipal de Saude de Florianópolis, organizamos a Comissão Municipal de Aids, ambas envolvendo instituições públicas de saúde e organizações não governamentais (ONG). Em 1992, por ocazião da inauguração da Policlínica Centro, no alto da avenida Rio Branco, através do Programa de Controle da Aids, do Programa de Saude Mental, e com a participação de enfermeiros, de médicos infectologistas e de outros colegas com outras formações e experiências profissionais, alguns municipais, outros estaduais ou federais, a Secretaria Municipal de Saúde organizou, nesta Policlínica, o Ambulatório de Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS. Como multiplicador de Aconselhamento em AIDS do Ministério da Saude para Santa Catariana, organizamos o treinamento dos profissionais do Ambulatório para efetuarem a solicitação e a entrega de testes anti HIV. Tambem sob orientação ministerial, após algum tempo organizamos, na região continental do município, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Nos anos seguintes, objetivando a descentralização das ações de controle da AIDS, dentro das ações de educação continuada do então Programa de Saude da Mulher, médicos e enfermeiros da rede municipal receberam treinamento para solicitar testes anti HIV, especialmente às gestantes, prevenindo a transmissão vertical do HIV e a contaminação de seus filhos.

Graças à organização contínua do Sistema Único de Saúde (SUS) e à continuidade da organização do programa de controle da Aids, em Florianòpolis os testes laboratoriais e as medicações antivirais são fornecidos gratuitamente à população pelo SUS. Consultas e exames são prestados gratuitamente nos centros de saude e policlínicas municipais, e as medicações antivirais ou de controle das doenças oportunistas são fornecidas pelas farmácias da Secretaria Municipal de Saude. Nestes 25 anos de existência do Programa de Controle da AIDS em Florianópolis, o papel do sistema público de saúde, dos profissionais de saúde, das organizações não-governamentais, dos voluntários e da imprensa no combate à Aids foi importante, e foi e será um exemplo para o combate a futuras doenças e epidemias humanas, algumas também previsíveis e previníveis.

Rui Iwersen; médico da Secretaria Municipal de Florianópolis desde 1980

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img