23.1 C
fpolis
domingo, maio 5, 2024
Cinesystem

Volume de vendas do comércio catarinense caiu pelo sétimo mês consecutivo

spot_img

Volume de vendas do comércio catarinense caiu pelo sétimo mês consecutivo

spot_imgspot_img

 A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira, dia 14, pelo IBGE, referente ao mês de novembro de 2014, apontou que o comércio varejista catarinense teve uma redução em seu volume de vendas pelo sétimo mês consecutivo no acumulado de 12 meses (passou de 3,6% em abril de 2014 para 0,5%), apesar do ritmo da queda ter diminuído, puxado pelo bom desempenho da Black Friday.

Para a Fecomércio SC, os resultados preocupam, visto que a desaceleração do setor está se prolongando em demasia. Isso prejudica as decisões de investimento das empresas e aprofunda a estagnação econômica. A inflação persistente, o crédito restrito e as elevadas taxas de juros, bem como uma perspectiva de deterioração da renda e do emprego por parte das famílias, explicam este mau momento para o comércio.

Revisão de dados

Em Santa Catarina, houve variação de 1,3% no volume de vendas em novembro na comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado de 12 meses o volume de vendas chegou a 0,5% em novembro, ante 0,7% de outubro, após revisão dos dados feitos pelo IBGE. Quanto à receita nominal, a variação acumulada em 12 meses é de 6,3%.

Também chama atenção o resultado real negativo. A variação da receita nominal foi de 6,4% em novembro na comparação com o mesmo período do ano passado, o que dá um resultado real de apenas 0,1% levando em consideração o IPCA daquele mês, de 6,5%. Isso significa que a receita obtida não está sendo suficiente para repor o aumento dos custos, o que impacta negativamente nas margens de lucro dos empresários.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img