17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Workshop com o músico italiano Andrea Zuin começa nesta terça-feira

spot_img

Workshop com o músico italiano Andrea Zuin começa nesta terça-feira

spot_imgspot_img

Baseado em seus arquivos de imagens, áudio, vídeo e depoimentos gravados em campo através das suas experiências no projeto O Caminho da Música, o artista italiano Andrea Zuin ministra em Florianópolis o workshop intitulado Função Social da Música Tradicional Italiana, no Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A atividade começa nesta terça-feira, 22, e vai até quinta-feira, 24. O workshop é gratuito e aberto à comunidade, e os interessados podem realizar a inscrição na secretaria do Departamento de Música ou pelo emaildmu.ceart@udesc.br, com o assunto da mensagem “Andrea Zuin”. As informações são da Assessoria de Imprensa da Udesc.

Em sua passagem por Florianópolis, Andrea Zuin também se apresentará na Udesc com a turnê Io Suono Italiano – concerto que Zuin apresentou em mais de 100 cidades do mundo.

O músico conta com o apoio do Círculo Ítalo Brasileiro de Santa Catarina, da Câmara Italiana de Comercio e Indústria de Santa Catarina e do Programa de Extensão Piano em Foco, da Udesc.

Workshop
No primeiro dia do curso será realizada uma conversa sobre o valor social da música e suas diferentes funções, seja em festas, cerimônias religiosas, rituais de mudanças de estação e música de trabalho. Outra temática presente será o sagrado e o profano, que irá explorar as celebrações pagãs e os santos através da música.
No segundo dia de programação serão discutidos temas como as minorias étnicas italianas, a manutenção da cultura, da música e da linguagem e os riscos de extinção cultural, assim como os carnavais italianos das localidades de Ponte Caffaro, Lombardia, e Friuli Venezia Giulia. Já o terceiro dia de workshop irá abordar a dança popular Tarantela e explorar a música como terapia de grupo, a partir da relação entre projetos similares encontrados na Itália, na Venezuela e também no Brasil.
O curso será realizado no auditório do Departamento de Música da Udesc – localizado na Avenida Madre Benvenuta, no bairro Itacorubi.

Concerto
Andrea Zuin finalizará o evento com o espetáculo multimídia Io Suono Italiano – concerto concebido durante uma viagem de vinte mil quilômetros, com duração de um ano, pela Itália a bordo de um trailer. O resultado foi um espetáculo musical influenciado por seus contos de viagem, experiências de campo e imagens realizadas durante o processo de criação. O artista busca com seu trabalho promover a música italiana, visando suas diferenças, peculiaridades e também seu potencial universal.

Com duração de uma hora e trinta minutos, o concerto ocorre no dia 25 de outubro, às 20h, no auditório do Departamento de Música, com entrada gratuita e aberta ao público.

Sobre o artista
Andrea Zuin é músico formado em violão clássico e pós-graduado em “Musicologia”. Viaja pelo mundo para conhecer os povos através de suas músicas, na convicção que a mesma seja uma questão mais social que estética. Criador do projeto “Il Cammino della Musica”, realizou quatro edições: na América do Sul “Do Tango à Música Caribenha”; na Itália “Io Suono Italiano?”; na América Central, entre México e Cuba e nos países dos Balcãs,“One Song 4 People”. Divulga as suas pesquisas humano-musicais, por meio de revistas do setor musical, transmissões radiofônicas, aulas, conferências e através do blog O Caminho da Música.
 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img