Prêmio Arquitetura Catarinense divulga vencedores em Florianópolis

EventosPrêmio Arquitetura Catarinense divulga vencedores em Florianópolis

IRONMAN 70.3 Florianópolis: atletas da elite feminina falam sobre a primeira prova só de mulheres às vésperas da largada

Na coletiva deste sábado (17), em Jurerê Internacional, Djenyfer Arnold, Vittoria Lopes, Mikelle Coelho e as francesas Julie Iemmolo e Léa Riccoboni falaram sobre visibilidade e estratégia para a prova de domingo (18), que larga às 5h45.

Frio volta a SC com ciclone em alto-mar: mínima pode chegar a 0 °C na segunda e mar fica agitado no litoral

Defesa Civil prevê queda das temperaturas a partir de sábado (17), geada no Planalto Sul e no Meio-Oeste na segunda (19) e ondas de até 2,5 m em Florianópolis.

LIDE SC em São José: Décio da Silva, da WEG, detalha governança familiar e defende separar acionista e executivo

No encontro do LIDE Santa Catarina na Energiluz, nesta sexta-feira (16), o presidente do Conselho da WEG explicou como funciona a WPA e o conselho de família; painel reuniu Koerich, Docol, Ábaco, Herval, Nexti e Cota Real.

CODEPLAN inicia PPP de iluminação pública e cidades inteligentes para oito municípios do Planalto Norte

Reunião de abertura em Mafra, nesta sexta-feira (16), reuniu prefeitos, BRDE e o Consórcio Pontos de Luz; a previsão é de cerca de 18 meses até o leilão da concessão.

Compartilhe

Promovido pela Associação dos Escritórios de Arquitetura em Santa Catarina (AsBEA/SC), prêmio revela a identidade da produção estadual

Projetos inovadores e arrojados, marcados por uma releitura do modernismo formam o seleto grupo de vencedores do 1º Prêmio Arquitetura Catarinense, divulgado no último sábado, em Florianópolis. Promovido pela Associação dos Escritórios de Santa Catarina (AsBEA/SC) em conjunto com o Instituto dos Arquitetos (IAB/SC), o prêmio será bienal e pretende mostrar a identidade da produção arquitetônica e urbanística catarinense, além de valorizar os profissionais do estado. Para o presidente da AsBEA/SC, Giovani Bonetti, o resultado é visto como um reflexo da riqueza de conteúdo da categoria catarinense. “A arquitetura brasileira se volta para o que houve de melhor na história do país, o modernismo das décadas de 1950 e 1960, que não foi explorado até o fim e agora permite que a nova geração revisite a escola de forma criativa”, afima Bonetti.

O prêmio classificou 19 projetos: nove foram premiados e dez menções honrosas. “Diante de tão expressiva produção, os jurados elegeram também intervenções dignas de menções honrosas. O estado produz arquitetura de excelente qualidade e vamos reuni-las nas próximas edições”, afirma o arquiteto João Edmundo Bohn Neto, curador do prêmio. Lançado em agosto, o concurso compreendeu categorias como projetos comerciais, residenciais, corporativos, de interesse social, de interiores, serviços públicos ou privados, paisagismo, restauro e conservação de sítios históricos. “Faltava uma ação sistemática e recorrente para registrar e premiar as obras executadas por profissionais do estado”, conclui Edson Cattoni, presidente do IAB/SC. Exposições itinerantes para expor os projetos vencedores serão organizadas pela AsBEA/SC em diversas cidades do estado.

CONHEÇA OS VENCEDORES:

Categoria Residências:
Condomínio Amigos do Rancho – Pimont Arquitetura/Florianópolis

Categoria Conjuntos residenciais familiares:
Residencial Porto de Mônaco – Jobim Carlevaro Arquitetos/Florianópolis

Categoria Edifícios Comerciais:
La Padá – Pimont Arquitetura/Florianópolis

Categoria Habitação de Interesse Social:
Vila Flora (SP) – Ruschel Arquitetura e Urbanismo/Florianópolis

Categoria Edifícios Institucionais Públicos ou Privados:
Clínica médica do aparelho digestivo (Cemad) – Studio Domo/Florianópolis

Categoria Edifícios de serviços públicos ou privados:
Centro empresarial do Sebrae – Studio Domo/Florianópolis

Categoria Arquitetura corporativa:
Sede própria do escritório – M² Arquitetura/Joinville

Categoria Arquitetura de interiores:
Adega Dom Maximiliano – M² Arquitetura/Joinville

Categoria Paisagismo:
Revitalização da Praça Governador Celso Ramos – Jardins e afins Arquitetura Paisagística/Florianópolis

MENÇÕES HONROSAS:

Categoria Residências:
Residência MV – EA+ Studio/Florianópolis

Categoria Conjuntos residenciais familiares:
Terraços – EA+ Studio/Florianópolis

Categoria Arquitetura corporativa:
Loja Kretzer – EA+ Studio/Florianópolis

Categoria Edificações habitacionais:
Cresol (Cooperativa de Crédito Solidário) – Andréa Triana/Chapecó

Categoria Edifícios institucionais públicos ou privados:
Condomínio Ilha do Campeche – Ruschel Arquitetura e Urbanismo/Florianópolis

Categoria Edifícios comerciais:
Red Park – Desenho alternativo/Florianópolis

Categoria Desenho urbano:
Costão Golf (Condomínio residencial) – Desennho alternativo/Florianópolis

Categoria Edifícios industriais:
Milian (Indústria farmacêutica) – Studio Domo/Florianópolis

Categoria Restauro de edificações/sítios históricos:
Santa Luzia (Laboratório Médico) – Idein Idea + Desenvolvimento/Florianópolis

Categoria Arquitetura de interiores:
The Double Seven (Casa noturna) – Idein Idea + Desenvolvimento/Florianópolis