Dia Mundial sem carro tem programação especial voltada aos usuários do transporte público de Florianópolis

GeralDia Mundial sem carro tem programação especial voltada aos usuários do transporte...

IRONMAN 70.3 Florianópolis: atletas da elite feminina falam sobre a primeira prova só de mulheres às vésperas da largada

Na coletiva deste sábado (17), em Jurerê Internacional, Djenyfer Arnold, Vittoria Lopes, Mikelle Coelho e as francesas Julie Iemmolo e Léa Riccoboni falaram sobre visibilidade e estratégia para a prova de domingo (18), que larga às 5h45.

Frio volta a SC com ciclone em alto-mar: mínima pode chegar a 0 °C na segunda e mar fica agitado no litoral

Defesa Civil prevê queda das temperaturas a partir de sábado (17), geada no Planalto Sul e no Meio-Oeste na segunda (19) e ondas de até 2,5 m em Florianópolis.

LIDE SC em São José: Décio da Silva, da WEG, detalha governança familiar e defende separar acionista e executivo

No encontro do LIDE Santa Catarina na Energiluz, nesta sexta-feira (16), o presidente do Conselho da WEG explicou como funciona a WPA e o conselho de família; painel reuniu Koerich, Docol, Ábaco, Herval, Nexti e Cota Real.

CODEPLAN inicia PPP de iluminação pública e cidades inteligentes para oito municípios do Planalto Norte

Reunião de abertura em Mafra, nesta sexta-feira (16), reuniu prefeitos, BRDE e o Consórcio Pontos de Luz; a previsão é de cerca de 18 meses até o leilão da concessão.

Compartilhe

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Florianópolis promove nesta segunda-feira, 22, uma programação especial na região central da cidade em homenagem ao Dia Mundial sem carro.

A partir das 9h, haverá distribuição de cerca de 150 mudas de plantas no Terminal de Integração do Centro (Ticen). Serão quatro diferentes espécies: pitanga, gabiroba, grumixama e araçá.

Já às 10h, o grupo de dança infantojuvenil Boi de Mamão fará apresentação artística, também no entorno do Ticen.

Às 10h30 o secretário nacional de transporte e mobilidade urbana, Raphael Rezende Neto, falará sobre a importância de privilegiar o transporte coletivo em detrimento do carro.

O intuito do evento é conscientizar as pessoas da importância de utilizar outros meios de locomoção, que não seja o automóvel particular. A iniciativa pretende que a população compreenda que quanto mais carros na rua, maior será o congestionamento.

História

França, 22 de setembro de 1997. Franceses de uma organização não governamental criam a campanha "Na Cidade, Sem Meu Carro!", incentivando os municípios do país a fecharem as ruas para que os veículos próprios não circulassem. A iniciativa de fazer os cidadãos refletirem a importância do transporte público, a urbanização e o cuidado com a poluição, resultou na criação da "Semana Europeia de Mobilidade", pela União Europeia em 2002.

No Brasil, a ideia chegou em 2001 e no mesmo ano, onze cidades aderiram ao movimento: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Caxias do Sul (RS), Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Joinville (SC), Pelotas (RS), Piracicaba (SP), Porto Alegre (RS), São Luís (MA) e Vitória (ES). Em Florianópolis, o primeiro ano de conscientização foi 2005, em conjunto com outras 42 cidades brasileiras.