Professores da UFSC lançam livro sobre criação de aplicativos para Android

VariedadesProfessores da UFSC lançam livro sobre criação de aplicativos para Android

IRONMAN 70.3 Florianópolis: atletas da elite feminina falam sobre a primeira prova só de mulheres às vésperas da largada

Na coletiva deste sábado (17), em Jurerê Internacional, Djenyfer Arnold, Vittoria Lopes, Mikelle Coelho e as francesas Julie Iemmolo e Léa Riccoboni falaram sobre visibilidade e estratégia para a prova de domingo (18), que larga às 5h45.

Frio volta a SC com ciclone em alto-mar: mínima pode chegar a 0 °C na segunda e mar fica agitado no litoral

Defesa Civil prevê queda das temperaturas a partir de sábado (17), geada no Planalto Sul e no Meio-Oeste na segunda (19) e ondas de até 2,5 m em Florianópolis.

LIDE SC em São José: Décio da Silva, da WEG, detalha governança familiar e defende separar acionista e executivo

No encontro do LIDE Santa Catarina na Energiluz, nesta sexta-feira (16), o presidente do Conselho da WEG explicou como funciona a WPA e o conselho de família; painel reuniu Koerich, Docol, Ábaco, Herval, Nexti e Cota Real.

CODEPLAN inicia PPP de iluminação pública e cidades inteligentes para oito municípios do Planalto Norte

Reunião de abertura em Mafra, nesta sexta-feira (16), reuniu prefeitos, BRDE e o Consórcio Pontos de Luz; a previsão é de cerca de 18 meses até o leilão da concessão.

Compartilhe

 Os professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Luis Alberto Gómez, do Departamento de Engenharia Civil, e Antônio Carlos de Souza, do Departamento de Expressão Gráfica, lançaram o livro Criando Aplicativos Android no MIT App Inventor, em novembro de 2014. As informações são da Agecom.

O App Inventor é uma plataforma web de código aberto desenvolvida pela Google, e atualmente mantida pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Ela permite que usuários, com conhecimentos básicos de programação, criem seus próprios aplicativos baseados no sistema operacional Android OS, que podem ser executados em telefones celulares, tablets, relógios, TVs etc.

O App Inventor permite aos usuários arrastar e soltar objetos visuais para criar aplicativos, cuja lógica do desenvolvimento é baseada em teorias de aprendizagem construtivistas, que permitem sua utilização na educação de crianças e adultos.

Através de aplicativos simples são descritos os principais módulos de interface e blocos de controle. Primeiro de forma isolada e depois de forma integrada em aplicativos mais complexos.

Foi dedicada especial atenção na descrição dos recursos mais utilizados na programação de dispositivos móveis. 

O livro aborda ainda todo o ciclo de vida de um aplicativo desde a sua concepção, desenvolvimento, depuração, instalação do dispositivo móvel até uma eventual publicação para venda na loja da Google.