27.9 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis abre inscrições

spot_img

21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis abre inscrições

spot_imgspot_img

Realizadores e realizadoras podem submeter seus curtas-metragens pelo site do evento; os selecionados serão exibidos em programação híbrida, ou seja, virtual e presencialmente

Estão abertas as inscrições para a 21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, a ser realizada de 8 a 22 de outubro deste ano. Nesta edição, a novidade é o formato híbrido, ou seja, o festival acontecerá presencial e virtualmente. Realizadores e realizadoras podem submeter seus curtas-metragens até 10 de junho, a partir do preenchimento de formulário disponível no site do evento – https://www.mostradecinemainfantil.com.br/inscricoes . Os selecionados serão conhecidos no início de julho. 

O evento é um dos festivais mais importantes do segmento no país e uma das principais janelas de lançamento de filmes dedicados à infância e juventude. Na última edição, toda online, foram 330 filmes inscritos e 137 selecionados – 98 filmes brasileiros, de 18 estados, e 39 internacionais, de 23 países, exibidos no evento transmitido para todo o país. 

“Estamos bem otimistas para esta edição. Estou acompanhando a cena audiovisual para a infância no país e no mundo e percebemos muita qualidade e pluralidade de conteúdo”, afirma Luiza Lins, diretora da Mostra.

Realizadores podem inscrever curtas de todos os gêneros

Serão admitidos curtas-metragens nacionais e internacionais inéditos em Santa Catarina, de todos os gêneros, com duração de até 20 minutos, que privilegiem o público infantil e infanto juvenil. Os filmes selecionados serão exibidos na Mostra deste ano. 

Os critérios para a seleção anunciados pela curadoria são qualidade técnica e artística e conteúdo próprio para o público infantil, de acordo com a classificação indicativa do Ministério da Justiça, de caráter lúdico e/ou educativo.

Os selecionados para a Mostra 2022 serão anunciados no site oficial e nas redes sociais do evento.

Melhores curtas receberão prêmio em dinheiro

Todos os curtas selecionados estarão automaticamente participando da Mostra Competitiva Nacional, que premiará o Melhor Filme, votado por um Júri Oficial, e Prêmio Especial das Crianças, votado por um Júri Infantil. Cada um dos vencedores receberá o valor de R$ 1.500.

O Melhor Filme e o Melhor Filme Internacional,  escolhidos pelo Júri Popular, receberão troféu e certificado da 21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. 

Mostra 2022

O evento, que até a 18º edição era 100% presencial e para o público catarinense, especialmente de Florianópolis, em 2020 passou a ser online por conta da pandemia. Em sua 21ª edição, os encontros voltam a ser possíveis e a Mostra acontecerá em formato híbrido.

Na programação presencial haverá  exibição de filmes em sala de cinema e nas escolas, Palquinho da Mostra com shows musicais, Fórum de Cinema e Educação para professores, Encontro Nacional de Cinema Infantil para realizadores e oficinas de audiovisual para crianças e realizadores.

“Voltar a encontrar as crianças e suas famílias depois de dois anos com a Mostra virtual aquece o meu coração. Nada substitui este encontro. E para as crianças, o contato com todo o público e a emoção da sala escura e cheia de gente é uma experiência única e mágica”, diz Luiza Lins. 

Ao mesmo tempo, uma seleção de filmes estará disponível em plataforma de streaming, para continuar levando curtas-metragens brasileiros atuais para o público conquistado nestes dois anos de evento online.

Sobre a Mostra

 Acontece desde 2001 ininterruptamente na capital catarinense e, em 2020, passou a ser também on-line, transmitindo sua programação para todo o Brasil.

Exibe filmes nacionais e internacionais, que demonstram a pluralidade das infâncias no Brasil e no mundo e apoiam na construção da cidadania. Recebe grandes nomes do cinema e da literatura, além de premiar jovens e experientes diretores por meio da Mostra Competitiva nacional e internacional.

Para o público infantil, promove experiências artísticas afetivas, com exibição de filmes, sorteio de livros, pipoca gratuita, oficinas de audiovisual e shows musicais em todas as edições. Já para os realizadores, promove debates, oficinas e capacitações.  Para educadores , oferece oficinas e palestras sobre audiovisual em contextos educativos, com objetivo de oportunizar a mais crianças o acesso ao cinema brasileiro de qualidade durante o ano todo.

A Mostra atua em prol do cinema brasileiro para todos e participou ativamente na construção de várias políticas públicas para incentivar o segmento, como, por exemplo, a Lei 13006.

Em 2021, celebrou 20 anos de trajetória.

Serviço 

Inscrições para 21º Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

Até 10 de junho

Gratuito

Formulário disponível em  https://www.mostradecinemainfantil.com.br/inscricoes 

Siga a Mostra nas redes

https://www.instagram.com/mostradecinemainfantil/

https://www.facebook.com/mostradecinemainfantil/

https://www.youtube.com/mostradecinemainfantil

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img