Programa da SDS, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), o Geração TEC tem apoio da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e de instituições privadas de TIC. Para a formação das primeiras turmas, o programa terá a parceria doSenac.

A tecnologia da informação é a ferramenta com a qual o Governo do Estado pretende colocar a economia catarinense em um novo patamar. Capacitar os jovens para este setor é gerar oportunidades de ocupação e renda, dotando o mercado de profissionais preparados para esse desafio

Paulo Bornhausen, secretário da SDS

Capacitação
Os cursos serão gratuitos e de curta duração, sendo necessário que os candidatos tenham a partir de 17 anos, ensino médio completo (ou esteja cursando o último ano) e não trabalhem com programação.

O Geração TEC terá como base o mapeamento do setor realizado pelo Governo em várias regiões de Santa Catarina. Seu principal diferencial é o currículo desenhado para atender as demandas locais e a orientação profissional dos alunos ao longo dos cursos. A meta é formar cinco mil pessoas na capacitação até 2014 em todo Estado.

A primeira etapa acontece em Florianópolis. Inicialmente estão sendo selecionados 140 alunos. As turmas serão dividas pelas linguagens de programação oferecidas (Java, C++, Delphi, PHP e .Net). Ao final do curso, haverá acompanhamento da dinâmica do mercado de trabalho em tecnologia por meio do monitoramento profissional dos participantes do programa.