18.6 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

ACIF completa 97 anos voltada para questões da cidade e com projetos para a comunidade

spot_img

ACIF completa 97 anos voltada para questões da cidade e com projetos para a comunidade

spot_imgspot_img

A participação ativa em assuntos relevantes para a cidade, como saneamento, segurança e mobilidade, além de projetos como ReÓleo e ReciclaTec, mostram o empenho da entidade para a melhora da qualidade de vida na Capital. Confraternização de aniversário acontece nesta terça-feira (15), às 19h, no Teatro Pedro Ivo.

Nesta terça-feira (15), a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) comemora 97 anos de história, com evento especial, às 19h, no Teatro Pedro Ivo. Perto de completar um século de existência, a entidade de 3,1 mil associados, que sempre contribuiu para o desenvolvimento da cidade, reforça em 2012 sua atenção à solução de problemas que interferem no crescimento sustentável e na qualidade de vida da Capital. Ações de responsabilidade social voltadas à comunidade também têm ganhado mais força na ACIF.

Para o presidente da entidade, Doreni Caramori Jr., uma Associação quase centenária, que está entrelaçada ao desenvolvimento de Florianópolis, tem experiência e legitimidade para representar a cidade. “Não chegamos ontem e entendemos o que a cidade e os empresários precisam. Ao mesmo tempo, somos uma instituição moderna e antenada ao que há de mais atual em gestão, comunicação e sustentabilidade”, destaca. Hoje, a entidade tem assento em 25 conselhos, comissões e câmaras, entre eles, os conselhos municipais de Saneamento, Defesa do Meio Ambiente, de Contribuintes, de Turismo e do Zoneamento Costeiro, além da Câmara Setorial de Tecnologia da Informação.

Atenta às principais reclamações dos moradores, a ACIF colocou na sua pauta de discussões assuntos como saneamento, mobilidade urbana e segurança e já prepara estudos que podem servir de base para ações e soluções concretas. Além disso, trabalha constantemente junto a suas unidades regionais, demandas específicas de cada bairro. Um exemplo é a questão dos ambulantes irregulares no Norte da Ilha, combatida com sucesso em Canasvieiras. Já na área de responsabilidade social e ambiental e atendimento a comunidade, a ACIF reforça investimentos para expandir projetos como o ReÓleo, que já superou a marca de um milhão de litros de óleo de cozinha coletados e reciclados; o ReciclaTec, de reciclagem de equipamentos eletrônicos e ressocialização de ex-detentos, com oficinas de capacitação profissional; o Posto Avançado de Conciliação Extrajudicial (PACE), para resolução de pequenas causas; o Banco de Talentos, para cadastro e cruzamento de vagas de trabalho e currículos profissionais, entre outros.

E sem deixar de lado sua essência, que é o apoio e a defesa dos interesses do empresariado local, a ACIF também tem investido em serviços, soluções e na oferta de cursos de capacitação para empresários, como Empretec e nas Semanas do Empresário, e expandido suas relações por meio de reuniões com Câmaras de Comércio internacionais.

Hoje, a ACIF é a maior entidade voluntária de base empresarial do Estado e a maior do sistema da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).

Evento 97 anos

Durante o evento de aniversário, haverá ainda homenagens aos associados mais antigos, com 15 e 25 anos de associativismo ininterruptos, e a entrega da Ordem do Mérito Empresarial, e das medalhas Carl Hoepcke e Emílio Blum para empresas, instituições e personalidades de destaque. Também serão premiados os vencedores da segunda edição do Prêmio ACIF de Jornalismo, instituído pela entidade para reconhecer reportagens que exaltam exemplos de empresas que cresceram com o associativismo.

Homenagens

A Ordem do Mérito Empresarial será uma homenagem ao ex-governador Jorge Lacerda (In Memorian), que comandou o Estado entre 1956 e 1958. A entidade entrega a distinção, destinada a personalidades especiais por relevantes serviços prestados à sociedade, à família do ex-governador, morto em acidente aéreo em 58. A Medalha Carl Hoepcke, referência a um dos maiores empreendedores da Capital e fundador da Associação, será entregue a Brognoli Negócios Imoboliários e ao Grupo Le Monde. Já a Medalha Emílio Blum, distinção dirigida a entidades e personalidades de destaque, irá para a Rede Feminina de Combate ao Câncer e para o Sebrae/SC.

Associados

A homenagem é voltada aos associados mais antigos da entidade, com 15 e 25 anos de associativismo ininterruptos. Na primeira categoria, estão incluídas 69 empresas; já a segunda distinção será entregue para a Comercial de Tecidos Coelho e Inplac – Indústria de Plásticos.

Prêmio ACIF de Jornalismo

O Prêmio ACIF de Jornalismo, em sua segunda edição, vai destacar as melhores matérias sobre Negócios e Associativismo em Florianópolis nas categorias: impresso, tevê, rádio, web, melhor programa de entrevistas (TV/rádio) e mídia regional. A melhor matéria entre todos os inscritos, independente da categoria, levará o Prêmio Especial do Júri e R$ 5 mil. Os primeiros colocados em cada categoria ganharão tablets.

A comissão julgadora foi formada por profissionais de comunicação e representantes de cada regional da ACIF. Entre os jurados estão os jornalistas Marcos Bedin (MB Comunicação Empresarial, de Chapecó), Flávio Rezende (Pró Ativa Comunicação, de Brasília), Celso Vicenzi (Sicoob e Sintrafesc) e Luis Fernando Assunção (Unasp, de São Paulo); e os empresários Janete Didoné (regional Continental), José Ricardo de Souza (regional Lagoa), Juarez Amaral (regional Canasvieiras), José Bittencourt (regional Ingleses) e Roberto Pugliese (regional Sul).

O júri levou em consideração critérios como contribuição ao modelo empresarial e ao setor produtivo de Florianópolis; relevância do tema, abordagem, profundidade e qualidade (técnica, precisão, clareza, didatismo, linguagem, correção e criatividade).

Serviço
O que: Evento de aniversário da ACIF e entrega do Prêmio ACIF de Jornalismo.
Quando: 15/5, terça-feira, às 19h.
Onde: Teatro Pedro Ivo, junto à sede do Governo do Estado (Rod. SC-401 – km 5, nº 4.600).

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img