20.7 C
fpolis
sexta-feira, dezembro 3, 2021
cinesytem

AsBEA/SC lança 1º Prêmio Arquitetura Catarinense

spot_imgspot_img

AsBEA/SC lança 1º Prêmio Arquitetura Catarinense

spot_img

Premiação visa valorizar a produção de profissionais do estado, além de traçar uma identidade para a cultura arquitetônica local

A arquitetura de Santa Catarina e o trabalho realizado pelos profissionais catarinenses dentro e fora do estado receberão um importante incentivo e reconhecimento. Está lançado oficialmente o 1º Prêmio Arquitetura Catarinense, uma iniciativa da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura – AsBEA/SC em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB/SC. “Além de valorizar a categoria, a premiação ajudará a buscar uma identidade para a cultura arquitetônica do estado, que poderá ser conhecida com maior profundidade e detalhamento”, ressalta o arquiteto João Edmundo Bohn Neto, curador e coordenador da premiação.

Projetos executados em qualquer estado brasileiro, e mesmo em outros países, desde que tenham a assinatura de profissionais locais sediados em Santa Catarina poderão participar do 1º Prêmio Arquitetura Catarinense. “Mas para concorrer os projetos já deverão ter sido executados e as obras concluídas nos últimos cinco anos”, explica o curador. São doze categorias que contemplam projetos comerciais, residenciais, hoteleiros, corporativos, de interesse social, interiores, serviços públicos, paisagismo, restauro e conservação de sítios históricos.

Os trabalhos vencedores serão expostos na Capital ao final do ano, percorrendo depois outras cidades catarinenses. “O profissional sem dúvida será reconhecido, mas queremos que isso reverta em benefício à sociedade, que possa servir como referência a futuros projetos e interessar também ao poder público”, acrescenta Giovani Bonetti, presidente da AsBEA/SC. A premiação ainda tem como intuito fortalecer o associativismo entre arquitetos e urbanistas, além de incentivar projetos sustentáveis e direcionados para a população de baixa renda.

“O IAB/SC conseguiu nos últimos anos evoluir muito na realização de concursos de arquitetura, mas ainda faltava lançar uma premiação desta natureza para promover os talentos catarinenses. Confiamos que esta parceria com a AsBEA/SC será uma possibilidade real e permanente de destacar a produção e os profissionais do estado”, enfatiza Edson Cattoni, presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil em Santa Catarina.
O 1º Prêmio Arquitetura Catarinense será bienal e as inscrições podem ser realizadas pelo site www.premioarquiteturasc.com.br, onde também constarão o regulamento e os prazos. O participante poderá inscrever no máximo quatro projetos por categoria e entre os critérios que serão avaliados pelos jurados estão a inserção no entorno urbano, a plasticidade e volumetria, sustentabilidade e a originalidade tecnológica. A divulgação dos resultados será realizada em novembro – o grande vencedor terá direito também a uma página dupla na sexta edição do Anuário de Arquitetura de Santa Catarina (que circula no início de 2013) para divulgar um projeto de sua escolha.

Mais informações e esclarecimentos pelo e-mail secretaria@sc.asbea.org.br.

spot_img
spot_img