18.6 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Oito renomados educadores tomam posse no Conselho Estadual de Educação

spot_img

Oito renomados educadores tomam posse no Conselho Estadual de Educação

spot_imgspot_img

O Conselho Estadual de Educação (CEE) empossou, nesta segunda-feira,14, em Florianópolis , oito novos conselheiros que completarão a equipe de 21 membros da instituição, além dos sete suplentes.

A cerimônia ocorreu com a presença de autoridades educacionais e políticas que foram prestigiar os indicados ao cargo de conselheiros titulares para o mandato de seis anos. São eles: Antônio Reinaldo Agostini, Eduardo Deschamps, Gerson Luiz J. da Silveira, Gilberto Luiz Agnolin, Mariléia Gastaldi M. Lopes, Raimundo Zumblick e Viegand Eger.

Representando os conselheiros empossados, Aristides Cimadon homenageou os demais, buscando na Constituição Federal as bases legais da educação nacional, que estabelece as competências legislativas da União, dos estados, Distrito Federal e municípios, em relação à educação. Neste sentido ressaltou a importânica da Secretaria de Estado da Educação como órgão executivo do sitema estadual de ensino. De acordo com Cimadom, não há como um país pensar em desenvolvimento sem aplicar importantes recursos na ciência, educação e tecnologia.

Para o presidente, Maurício Fernandes Pereira, o CEE tem muito a ganhar com a indicação dos novos conselheiros. Além das atribuições normais da entidade, Pereira falou sobre as medidas que deverão ser implementadas junto com a Secretaria da Educação. Das iniciativas, destacou o primeiro Seminário Estadual do Sistema de Ensino, em Lages, no mês de junho.” Este será um marco para a qualidade da educação no Estado”, afirmou.

O secretário da Educação, Marco Tebaldi, que representou o governador Raimundo Colombo, reafirmou a parceria entre os órgãos, no sentido de integrar as ações e colocar em prática as melhorias ou mudanças que serão executadas neste período. “A meta é elevar os indicadores educacionais em âmbito dos países desenvolvidos”, diz. Segundo Tebaldi, a indicação dos diretores do órgão Central, Eduardo Dechamps e Mariléia Gastaldi, vai facilitar a regulamentação do processo de avaliação institucional nas unidades de ensino.

Dentre outras medidas, estão em andamento, junto com o Conselho, a regulamentação dos processos de municipalização do ensino fundamental, a universalização do ensino infantil e médio, a consolidação do ensino fundamental de nove anos e a expansão da educação profissional.

Na mesma sintonia, Tebaldi e Pereira estão comprometidos com as discussões sobre o Plano Nacional de Educação, que será levado em março ao Conselho Nacional de Secretário de Educação (Consed). “Com a definição das propostas nacionais, vamos elaborar o Plano Estadual”, completou o secretário.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img