18.6 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Os símbolos sob a ótica da Filosofia Clínica é tema de palestra na Livrarias Catarinense

spot_img

Os símbolos sob a ótica da Filosofia Clínica é tema de palestra na Livrarias Catarinense

spot_imgspot_img

Palestra “Filosofia Clínica e a vida através dos símbolos”, ministrada por Bruno Packter, será realizada no próximo dia 28 na Capital

A Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping mais uma vez abre espaço para discussões relacionadas à Filosofia Clínica. Na quarta-feira, dia 28, a partir das 19h30, o filósofo Bruno Packter recebe o público para falar sobre os símbolos e sua influência sobre o comportamento humano.

A história da humanidade está intimamente entrelaçada ao uso de ícones e signos. Antigas civilizações foram perpetuadas graças aos símbolos, que se tornaram o ponto de partida para as manifestações culturais e descobertas científicas que marcaram a trajetória evolutiva do homo sapiens.

Para a Filosofia Clínica, o homem se relaciona com os símbolos de maneira subjetiva, com destaque para o chamado vice conceito, termo criado pelo filósofo Lúcio Packter, que significa a mediação dos símbolos feita pelo cérebro, de modo a associá-los com diferentes aspectos da vida.

“Alguns indivíduos nutrem uma relação intrínseca com os símbolos, a ponto de não conseguirem superar momentos de crise sem o seu intermédio. É o que acontece, por exemplo, com pessoas extremamente religiosas”, explica Bruno Packter.

O palestrante comenta também que o filósofo clínico pode trabalhar os signos e formatá-los com o intuito de diminuir os traumas vivenciados pelos pacientes. Porém, esse processo de desmistificação dos símbolos é, muitas vezes, realizado de forma errônea no dia a dia.

“Temos o clássico caso das crianças que têm medo do escuro. Quando as mães deixam a luz do corredor acesa, não anulam o medo da escuridão, que é o que de fato atormenta os seus filhos. Elas apenas fazem da claridade um símbolo que representa segurança e proteção”, finaliza Bruno.

Sobre o palestrante

Bruno Packter é graduado em Filosofia pela UNISUL, em Florianópolis, e pós-graduado em Filosofia Clínica pelo Instituto Packter, de Porto Alegre.

Professor do curso de graduação à distância em Filosofia pelo Instituto Packter, também ministra o curso de pós-graduação presencial em Filosofia Clínica nas cidades de Florianópolis, Blumenau, Brusque e Tubarão.

Sobre o evento

A palestra Filosofia Clínica e a vida através dos símbolos será no dia 28 de setembro, quarta-feira, às 19h30, na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping, Rua Bocaiúva, nº 2468, piso Joaquina, em Florianópolis. O evento é gratuito. Mais informações pelo telefone (48) 3271.6030.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img