19 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Prêmio Arquitetura Catarinense conhece vencedores neste sábado no Mercado Público

spot_img

Prêmio Arquitetura Catarinense conhece vencedores neste sábado no Mercado Público

spot_imgspot_img

Evento promovido pela Associação dos Escritórios em Santa Catarina (AsBEA/SC) marca a formação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo

O próximo sábado, 10 de dezembro, será marcante para os arquitetos e urbanistas de Santa Catarina. Além de comemorarem o dia da categoria, os profissionais vão conhecer os vencedores da primeira edição do Prêmio Arquitetura Catarinense, promovido pela Associação dos Escritórios de Santa Catarina (AsBEA/SC) em conjunto com o Instituto dos Arquitetos (IAB/SC). O evento acontece no vão do Mercado Público de Florianópolis, às 20 horas, e marca também a formação do histórico Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) no estado.

“Há um ano, a categoria comemorava a sanção presidencial ao projeto de lei que criou o CAU. Hoje, estamos empossando os profissionais que darão início a um sonho de mais de meio século”, atesta Giovani Bonetti, presidente da AsBEA/SC. Os representantes catarinenses no Conselho Federal serão os arquitetos Roberto Simon (titular) e Nelson Saraiva (suplente). O CAU conta também com outras 10 regionais em Santa Catarina, um grupo definido por consenso entre o sindicato da categoria, o IAB e a AsBEA. “Atualmente a arquitetura no Brasil ocupa 10% do espaço que tem para ser ocupado, e o conselho vai atuar nesse ponto, de levar a profissão organizada politicamente para maiores e melhores espaços e projetos”, explica Simon.

Prêmio – Outro grande momento da noite será a revelação dos vencedores da primeira edição do Prêmio Arquitetura Catarinense. Lançado em agosto, o concurso vai apresentar os melhores trabalhos em doze categorias – projetos comerciais, residenciais, hoteleiros, corporativos, de interesse social, interiores, serviços públicos, paisagismo, restauro e conservação de sítios históricos. “Faltava uma ação sistemática e recorrente para registrar e premiar as obras executadas por profissionais do estado. O prêmio vem suprir esta lacuna e inaugura uma nova fase de reconhecimento, dos trabalhos e dos profissionais arquitetos”, conclui Edson Cattoni, presidente do IAB/SC. O prêmio teve como curador o arquiteto João Edmundo Bohn Neto e contou na comissão julgadora com os profissionais de São Paulo Dalton Vidotti e Felipe Gebrim Dória.

FOTO: Comissão julgadora – Arquitetos Dalton Vidotti, Felipe Gebrim Dória, Giovani Bonetti, João Edmundo Bohn Neto e Edson Cattoni / Divulgação AsBEA/SC

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img