20.5 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

SBGames 2010 premia produções brasileiras em Florianópolis

spot_img

SBGames 2010 premia produções brasileiras em Florianópolis

spot_imgspot_img

O SBGames 2010, nona versão do Simpósio Brasileiro de Jogos Digitais e Entretenimento, que terminou ontem em Florianópolis (SC), premiou três jogos desenvolvidos por brasileiros. No ano que vem, o evento, maior encontro de desenvolvedores e acadêmicos da área, acontece em Salvador, na Bahia.

Na categoria “Melhor Jogo para PC” o escolhido foi o game Krimson, desenvolvido em parceria por alunos da PUC-Rio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O jogador encarna um dragão que voa pelos ares. O objetivo é sobrevoar povoados e usar bolas de fogo para destruir casas e eliminar pessoas.

Star Triad, da Aiyra, foi considerado o melhor jogo para plataformas móveis; e na categoria XNA, que permite criar jogos para computadores e plataformas da Microsoft, venceu Painting Rage, criado pelos estudantes Luca Mattos Moller, Vinícius Canaã Medeiros Ruela e Diego Ferreira Marcílio.

Os prêmios foram uma licença da Engine da Calibre Games, um carregador solar mobile da Intel e um treinamento na produtora de softwares Oniria, respectivamente. A seleção dos melhores jogos do SBGames foi feita por professores, palestrantes, jornalistas e desenvolvedores que tiveram alguns meses para avaliar os melhores trabalhos.

Na cerimônia de premiação foi anunciado que o prêmio concedido pela Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames) ao melhor profissional do ano, chamado de “Contribuição à Indústria Brasileira de Jogos”, mudará de nome. A partir de 2011, ele será chamado Prêmio Marcelo Carvalho, em homenagem ao primeiro presidente da Abragames, que faleceu este ano.

Campeonato Taikodom

No final da tarde de ontem saiu o resultado do campeonato de Taikodom: Living Universe, game espacial 3D de ação e combate em tempo real disputado durante os três dias do evento por cerca de mil jogadores. Os três primeiros colocados DarkSide, Nuclear e Aggelus receberam uma GeForce GTS 450, placa de vídeo que propicia aos usuários de PC imagens mais fluídas, mais nítidas e menos pixeladas.

Sobre o SBGames

O SBGames é o simpósio da Comissão Especial de Jogos e Entretenimento Digital da SBC (Sociedade Brasileira de Computação), que também é apoiada pela RBV (Rede Brasileira de Tecnologia de Visualização). Promovido há 9 anos pela Abragames (Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Games), em 2010 foi organizado pela Univali, universidade que oferece curso de desenvolvimento de games, em Santa Catarina, com patrocínio da Hoplon Infotainment, Intel Software, Sony Computer Entertainment, Senac, Aiyra e Nokia.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img