17.2 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

ABRIL MARROM: O MÊS DE PREVENÇÃO DA CEGUEIRA

spot_img

ABRIL MARROM: O MÊS DE PREVENÇÃO DA CEGUEIRA

spot_imgspot_img

Abril é o mês de prevenção, diagnóstico, tratamento precoce e reabilitação da cegueira. Chamada de Abril Marrom, a campanha tem como objetivo reforçar a mensagem de conscientização a respeito do problema para evitá-lo. 

Os números são impressionantes. O Brasil registra 150 mil novos casos por ano. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), há mais de 1,2 milhão de cegos – desses, 26 mil são crianças. A médica Cláudia Nascimento, diretora clínica do Hospital de Olhos de Florianópolis (HOF), diz que aproximadamente 60% dos casos são evitáveis e 20% são recuperáveis. 

Há muito o que se avançar, em vários aspectos, e um deles é em relação ao preconceito. “Como todas as outras deficiências, a discriminação se combate com educação, exemplos positivos e campanhas de conscientização. Este último ponto envolve informação de qualidade sobre a cegueira e os caminhos para evitá-la”, afirma Cláudia. Por isso, a Campanha Abril Marrom é tão importante e merece visibilidade. A cegueira é definida como uma deficiência na qual a acuidade visual é igual ou menor que 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica. 

PRINCIPAIS CAUSAS DA CEGUEIRA

A doença é causada, principalmente, pela catarata, glaucoma, degeneração macular e a retinopatia diabética. A catarata é a causa mais comum da doença, mas felizmente há cirurgia. O glaucoma, por sua vez, é a principal causa da perda irreversível da visão, ocasionada por danos na comunicação entre o nervo óptico e o cérebro. De maneira gradual, começam a surgir “pontos cegos” que só serão percebidos depois de um dano elevado, quando grande parte do nervo é destruído, podendo evoluir para cegueira. No entanto, se detectado com antecedência, o problema pode ser controlado com colírios ou cirurgia. 

A Degeneração Macular relacionada à idade,  embora não tenha cura, tem tratamento. Se identificada e tratada em suas fases iniciais, pode evitar que o paciente evolua para cegueira. A retinopatia diabética também pode ser prevenida, sendo de grande importância o controle dos níveis da glicemia e o exame oftalmológico para avaliação da retina.
Fotos: Banco de Imagens

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img