20.5 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Amigos da Escola realiza encontro de capacitação em Florianópolis nesta quinta

spot_img

Amigos da Escola realiza encontro de capacitação em Florianópolis nesta quinta

spot_imgspot_img

Projeto da Rede Globo promove também o Dia da Família na Escola, sábado (26), na E.E.B. Hilda Teodoro Vieira, em Florianópolis

O projeto Amigos da Escola, desenvolvido pela Rede Globo em parceria com a RBS TV e Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS), realiza várias atividades em Santa Carina nessa semana. Nesta quinta-feira (24) ocorre o primeiro Encontro de Capacitação de 2011. O evento tem por objetivo reunir representantes de escolas públicas do Estado para conhecer as propostas da iniciativa neste ano e convidá-las para se cadastrar.

Serviço

Primeiro Encontro de Capacitação de 2011 do Núcleo de Santa Catarina do projeto Amigos da Escola
Quando: dia 24 de março
Horário: 13h30min
Local: Auditório da Secretaria de Estado da Educação (Rua João Pinto, 111, Ático – Centro – Florianópolis/SC)
Inscrições: escolas públicas podem se inscrever até o dia 23 de março pelo e-mail amigosescola.sc@gmail.com. O evento é gratuito.
Mais informações: com Regina pelo fone (48) 3216-3090 ou pelo e-mail regina.farias@fmss.org.br

Dia da Família na Escola

Neste sábado (26) será realizado o Dia da Família na Escola, E.E.B. Hilda Teodoro Vieira, em Florianópolis, onde serão feitas palestras, oficinas, e outras atividades abertas para toda a comunidade. Esta data, de mobilização nacional, tem como objetivo aumentar a participação dos pais na vida escolar dos filhos.

Cronograma das Atividades (E.E.B. Hilda Teodoro Vieira)

9h – Recepção da comunidade com um café da manhã;

9h30min – Início da reunião com a comunidade: Apresentação dos projetos desenvolvidos na escola, como Mais Educação, Ronda Escolar, Fanfarra, Rotary Club e apresentação da nova composição da Associação de Pais e Professores;

10h20min – Espaço para perguntas ou sugestões da comunidade;

10h40min – Palestra na temática Educação e Valores e espaço para perguntas;

12h – Encerramento.

– Endereço da escola – – Rua Lauro Linhares, 560, Bairro Trindade

As próximas datas do projeto:

1º Dia Temático – 06 de maio

2º Dia Temático – 10 de junho

3º Dia Temático – 26 de agosto

4º Dia Temático – 28 de outubro

Novidade em 2011

O grande diferencial do projeto neste ano será o acompanhamento integral das escolas participantes. Acreditando que ações concretas e contínuas com a participação de toda a comunidade escolar são fundamentais para o fortalecimento da rede pública e da educação básica, a FMSS e a RBS TV, com apoio da Undime/SC e do Instituto JAMA (RS), formularam uma nova proposta no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. O objetivo é incentivar as escolas a criarem e/ou fortalecerem seus órgãos de gestão participativa.

Além de realizar os eventos de acordo com o calendário estipulado pela coordenação nacional do projeto – Dia da Família na Escola e os quatro Dias Temáticos – será feita uma reunião de formação do Núcleo Gestor gaúcho e a repactuação do Núcleo Gestor catarinense, criado em 2000. Em SC a reunião ocorreu em fevereiro. No RS, será nesta quinta-feira (24), na sede da RBS TV, em Porto Alegre.

A ideia é fortalecer cada vez mais a presença do Amigos da Escola nos dois Estados, ampliando o número de engajamentos e, principalmente, contribuir para a melhoria dos resultados dos processos educacionais, por meio da gestão participativa e de ações de cidadania e voluntariado.

Ainda em 2011, serão realizados um seminário de sensibilização, para estimular mais escolas a participarem do projeto, um Workshop de capacitação e, no final do ano, será feita uma avaliação, verificando os pontos fortes e fracos na execução da metodologia adotada pelos Núcleos RS e SC.

Sobre o Amigos da Escola

Amigos da Escola é um projeto criado pela Rede Globo com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da educação e da escola pública de educação básica. O projeto estimula o envolvimento de profissionais da educação, alunos, familiares e comunidade, além da participação de voluntários e entidades no desenvolvimento de ações educacionais complementares às atividades curriculares/educação formal – e de cidadania, em benefício dos alunos, da própria escola, de seus profissionais e da comunidade.

A iniciativa é desenvolvida em parceira com as emissoras afiliadas e é implementada juntamente com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Faça Parte, Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), além de instituições e empresas comprometidas com a educação de qualidade para todos.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img