21.8 C
fpolis
segunda-feira, abril 29, 2024
Cinesystem

Arquiteto paulista Gianfranco Vannucchi ministra palestra na Mostra Casa Nova

spot_img

Arquiteto paulista Gianfranco Vannucchi ministra palestra na Mostra Casa Nova

spot_imgspot_img

O olhar paulista na Mostra Casa Nova

O arquiteto Gianfranco Vannucchi foi o convidado dessa quarta-feira, 7, no ciclo de palestras e apresentou alguns dos principais projetos do escritório Könisberger Vannucchi, com foco nos empreendimentos de uso misto

A velocidade e o olhar plural por excelência. São esses os traços genuinamente paulistas que o arquiteto Gianfranco Vannucchi, sócio-titular do escritório Könisberger Vannucchi, identificou no conjunto de sua obra durante palestra realizada nesta quarta-feira, às 19h30, na Mostra Casa Nova. Com o tema Olhar Paulista, Vannucchi apresentou brevemente a trajetória do escritório, inaugurado em 1971, até chegar à especialidade de projetos de complexos de uso misto.

Segundo o arquiteto, os empreendimentos de uso misto, ou multiuso, são ideais para a vida agitada dos paulistanos pela questão da mobilidade. São espaços como o Brascan Century Plaza, em São Paulo, composto por flats hoteleiros, conjuntos comerciais, lajes corporativas, centro de convenções, centro comercial, praça de alimentação e seis salas de cinema distribuídos em três prédios. Vannucchi considera os cinemas uma “grande sacada” nesse tipo de espaço. “Dá um novo gás no empreendimento como um todo. Cria sinergias muito interessantes”, afirma. “De dia as garagens são ocupadas por quem trabalha, e a noite pelo público do cinema, que paga para estacionar ali. Além disso, movimenta as lanchonetes e restaurantes do complexo”, complementa.

Os empreendimentos de uso misto são tendência nas grandes cidades. Vannucchi falou ainda sobre outros projetos do tipo criados pelo escritório, como o DF Century Plaza, no Distrito Federal, o Times Square, em São Paulo, e o Universe Life Square, em Curitiba. “Esse último é considerado um desafio, pois será um prédio único de 40 pavimentos, abrigando espaço de eventos, escritórios, apartamentos residenciais e um clube. Uma das dificuldades do projeto é a criação das escadas e elevadores, pois cada tipo de espaço precisa ter seu próprio conjunto para não misturar os diferentes públicos”, conta.

Além desses complexos, Vannucchi falou sobre projetos de edifícios residenciais e comerciais e sobre o início da história do escritório. A primeira década coincidiu com o boom de agências bancárias. Entre 1978 e 1984 eles projetaram agências para várias regiões do País. Vannucchi e o sócio têm passagem também pela área de design. “O bom no design é que você vê o produto pronto depois de 15 dias. Na arquitetura tem que esperar três, quatro anos”, explica.

Hoje, 8, é o último dia do ciclo de palestras Um olhar sobre a arquitetura brasileira, realizado em parceria com a Asbea-SC (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura de Santa Catarina). O convidado dessa quinta-feira é o arquiteto carioca Índio da Costa, que apresentará um panorama sobre a biografia de sua obra. Também participaram do bate-papo o arquiteto Fernando Brandão e o designer e curador de exposições Marcello Dantas, falando sobre o Pavilhão Brasil da Expo Xangai, e o arquiteto catarinense Nelson Teixeira Netto.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img